Como foi informado ontem, a Microsoft fechou quatro estúdios, incluindo a Tango Gameworks, com sede em Tóquio, que lançou o jogo de ação aclamado pela crítica Hi-Fi Rush. A Tango estava em processo de lançar uma sequência, disseram fontes do Bloomberg, que pediram para não serem identificadas por discutirem informações não públicas.
O fechamento repentino de vários estúdios na divisão Xbox da Microsoft foi o resultado de uma iniciativa generalizada de corte de custos que ainda não foi concluída. Nesta semana, a Xbox começou a oferecer acordos de demissão voluntária a produtores, testers de garantia de qualidade e outros funcionários da ZeniMax, que foi adquirida em 2020 por US$ 7,5 bilhões. Outros membros da organização Xbox foram informados de que mais cortes estão a caminho.
Durante uma reunião com a equipe da ZeniMax na manhã de quarta-feira, o presidente do Xbox, Matt Booty, elogiou o Hi-Fi Rush, mas não especificou por que a empresa fechou o estúdio de desenvolvimento por trás dele, de acordo com três pessoas presentes.
Falando sobre os fechamentos de forma mais ampla, Booty disse que os estúdios da empresa estavam muito dispersos – como “manteiga de amendoim no pão” – e que os líderes de toda a divisão se sentiam com falta de pessoal. Eles decidiram fechar esses estúdios para liberar recursos em outros lugares, disse ele.
Booty acrescentou que o fechamento da subsidiária Arkane Austin, desenvolvedora de longa data de jogos como Prey, não estava relacionado ao desempenho de seu novo jogo multiplayer, Redfall, o qual foi um fracasso comercial e crítico.
Antes de seu fechamento, a Arkane procurava retornar às suas raízes lançando um novo jogo “simulador imersivo” single-player, como um novo Dishonored, de acordo com pessoas familiarizadas.
Tanto a Tango quanto a Arkane lançaram jogos no ano passado e procuravam contratar pessoal adicional à medida que apresentavam novos projetos, o que Booty e Braff sugeriram ser o principal fator por trás de seus fechamentos. Shinji Mikami, fundador e chefe do estúdio Tango, partiu no ano passado.