Summer Game Fest 2023

O texto abaixo foi publicado no site oficial da Epic Games.


O Summer Game Fest 2023 contará com duas horas de notícias, atualizações e estreias mundiais de jogos, com transmissão ao vivo para o mundo todo. Além disso, pela primeira vez em quatro anos, o evento acontecerá diante de um público no estúdio.

O evento acontecerá no YouTube Theater, em Los Angeles, em 8 de junho, às 16h BRT, onde o apresentador e produtor Geoff Keighley promete um show memorável. Ele só não sabe qual será exatamente o grande momento deste ano.

Apesar de oferecer horas de estreias, trailers e notícias sobre diversos jogos todos os anos, tradicionalmente o evento anual do Summer Game Fest pode ser resumido a um ou dois jogos.

O Summer Game Fest mais marcante até hoje – o de 2020 – contou com mais de 40 jogos. Mas o que todos se lembram é daquele trailer incrível de Elden Ring, que também revelou a data de lançamento do jogo.

Embora o evento do ano passado possa não ter tido seu próprio momento Elden Ring, ele apresentou um combo de notícias da Naughty Dog com o remake de The Last of Us, a revelação de um jogo multijogador ambientado no universo de The Last of Us e novos detalhes sobre a série da HBO baseada no jogo.

A grande novidade para o show deste ano ainda é um mistério, até mesmo para Keighley.

“Como eu sempre digo nesses eventos, um ou dois jogos fazem toda a diferença”, disse ele. “Como produtor, é um desafio porque às vezes você tem esses jogos, às vezes não tem, às vezes acha que os tem e eles desistem ou mudam.”

Embora Keighley seja sempre cauteloso em suas previsões sobre o evento, ele disse que atualmente existem três ou quatro coisas que serão “muito importantes para o público”.

Ele também destacou que o evento – que pela primeira vez terá um público ao vivo e presencial – também colocará desenvolvedores no palco para falar sobre alguns dos jogos do evento.

“Já o The Game Awards é muito mais trailer, trailer, trailer, anúncio, anúncio, anúncio”, disse ele. “Acho que o Summer Game Fest tem a chance de conversar com os desenvolvedores, apresentar jogos e dar um pouco mais de contexto sobre eles. Não vamos dar prêmios no evento. É uma espécie de vitrine de jogos.”

Segundo ele, a presença desse público ao vivo (Keighley espera que haja cerca de 3000 pessoas no auditório) criará um ambiente de muita energia.

“Com certeza sentimos isso no The Game Awards do ano passado, quando os fãs se animaram quando revelamos Hades ou outros jogos”, disse Keighley. “Em um mundo com tantos eventos em vídeo, nosso show ao vivo e o público de fãs são os principais diferenciais do Summer Game Fest. O fato de os fãs reagirem aos anúncios com tanta empolgação nos permite mesmo trazer anúncios para o evento.”

Embora o evento tenha um público ao vivo, não haverá estandes ou áreas para os participantes jogarem demos. Em outras palavras, não se trata de um substituto da E3.

“A experiência do consumidor é ir ao evento ao vivo”, disse Keighley. “Teremos jogos, demos e coisas lançadas on-line para que os fãs possam jogar em casa e se divertir. Mas a experiência do consumidor é limitada ao evento ao vivo. Não teremos painéis. Não é uma convenção em que você anda por aí e joga.”

É uma pergunta óbvia que surge já que é o segundo ano consecutivo em que o Summer Game Fest acontece em um ano em que a E3 foi cancelada.

Keighley parece ter ficado tão surpreso quanto todo mundo ao receber a notícia de que o evento havia sido cancelado. Disse que ele e a equipe do Summer Game Fest conversaram com a ReedPop sobre a E3 no ano passado, logo após o anúncio para 2023.

O cancelamento, embora tenha sido uma surpresa, não teve muito impacto no evento de Keighley.

“Planejamos há muito tempo o que estamos fazendo”, disse ele. “Estamos nos baseando no que temos feito há três anos.

Acho que as pessoas só querem boas notícias sobre videogames, né?”