Em uma entrevista ao IGN (via Kotaku), a atriz Stefanie Joosten, que é a atriz por trás de Quiet em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, foi questionada sobre sua perspectiva sobre a sexualização das mulheres em videogames e se sua perspectiva havia mudado na representação de Quiet em MGSV. No passado, Joosten disse que Quiet “tem seus motivos para usar o que usa”.
No jogo, Quiet respira pela pele, daí sua roupa reveladora. Na entrevista de hoje, Joosten disse ao IGN que, embora respeite a decisão criativa de tornar a aparência de Quiet “bastante reveladora”, ela simpatiza com o desejo dos fãs por personagens femininas capazes que não sejam excessivamente sexualizadas:
“Este jogo foi lançado em 2015 e acho que o cenário dos videogames mudou bastante desde então. As pessoas estão procurando mais representação e eu realmente entendo isso. A roupa de Quiet não é nada prática. Mesmo com a explicação dada sobre sua respiração pela pele, é claro que havia muitas outras opções que você poderia ter abordado. Eu concordo com isso. Pude ver a arte do personagem quando estávamos iniciando a captura de movimento e, claro, minha primeira reação foi: ‘esse é um traje muito revelador’, mas eu respeitei e aceitei. Então essa é basicamente a minha postura. É fantasia e acho isso aceitável também. Mas eu entendo que ter uma representação mais diversificada em videogames para mulheres e todas as minorias é algo que eu também encorajaria”.
Embora Joosten ache que seria intrigante explorar mais a personagem de Quiet em um jogo spin-off de MGS, ela sente que o arco da história de sua personagem “teve uma conclusão muito bonita” em MGSV.
“Quando entrei nas últimas sessões de captura de movimento e também nas sessões de narração, realmente senti que, no final, estava realmente me despedindo da personagem também”, disse Joosten ao IGN. “Então isso realmente pareceu um encerramento, mas quem sabe? Seria interessante explorar o passado de Quiet, por exemplo”.
Perto do final da entrevista, IGN perguntou a Joosten se ela consideraria ou não trabalhar com Kojima novamente no futuro. Joosten respondeu: “Absolutamente”.