Desde o lançamento da expansão Endwalker, Final Fantasy XIV vem sofrendo com congestionamento em seus servidores. A Square Enix prometeu dar 7 dias para todos os assinantes (e agora serão 14), mas os problemas persistem (a principal razão é a escassez de semicondutores para ampliar os servidores – o mesmo problema que torna o PS5 difícil de ser encontrado).

Agora, a Square Enix anunciou que vai suspender as vendas digitais de Final Fantasy XIV. Além disso, jogadores que não pagam a assinatura não poderão entrar em horários de pico e novos cadastros serão suspensos também.

Leia a mensagem do produtor e diretor de Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida, logo abaixo.


Olá, aqui é Naoki Yoshida, Produtor e Diretor de FINAL FANTASY XIV.

Pedimos desculpas pelo congestionamento contínuo que vem ocorrendo desde o Early Access e o lançamento oficial do Endwalker. Já se passaram quase duas semanas desde o início do acesso antecipado e os jogadores ainda estão enfrentando um congestionamento substancial ao fazer login no jogo. Como temos novo conteúdo definido para lançar em patches futuros, gostaria de fornecer a você várias atualizações sobre nossos planos para resolver esses problemas.

■ Compensação de tempo de jogo adicional

Estamos cientes de que os longos tempos de espera para entrar no jogo estão impedindo os jogadores de jogar, por isso pedimos sinceras desculpas. Em resposta a isso, recentemente concedemos 7 dias de tempo de jogo, mas agora também iremos conceder mais 14 dias.

Isso se aplica a todos os jogadores (incluindo aqueles com várias contas) que possuem a versão completa do jogo e têm uma assinatura ativa na terça-feira, 21 de dezembro, às 12h00 (PST), que é a data de lançamento agendada para o Patch 6.01. Mais detalhes sobre a elegibilidade serão anunciados separadamente.

■ Suspensão da entrega de versões de pacotes e suspensão temporária das vendas de versões digitais

Os jogadores estão enfrentando tempos de espera extremamente longos devido à densa concentração de horas de jogo que excede em muito a capacidade do nosso servidor, especialmente durante os horários de pico, e por isso decidimos suspender temporariamente a venda e entrega de FINAL FANTASY XIV Starter Edition e Complete Edition. Além disso, embora aqueles com uma assinatura ativa tenham prioridade para fazer o login, os jogadores da Avaliação Gratuita não podem fazer o login fora da madrugada e, portanto, também suspenderemos temporariamente novos registros para a Avaliação Gratuita.

Essas suspensões temporárias serão implementadas nos próximos dias, conforme trabalhamos com nossos parceiros de varejo. Estaremos coordenando com eles o mais rápido possível, mas tenha em mente que este será um processo gradual.

Também suspenderemos todos os novos anúncios de marketing. No entanto, não será possível suspender alguns dos anúncios devido à natureza da forma como foram configurados. Agradecemos sua paciência e compreensão em relação a este assunto.

Os pacotes de expansão e as atualizações digitais da Collector’s Edition continuarão disponíveis para os jogadores existentes para que eles possam atualizar conforme necessário.

Para aqueles que foram convidados por seus amigos e familiares que estão pensando em ingressar, assim como nossos parceiros de varejo, pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar e pedimos sua compreensão e cooperação para reduzir o congestionamento. Continuaremos monitorando a situação enquanto consideramos o momento certo para retomar as vendas.

■ Erro 2002 durante a espera nas filas de login

Em relação ao Erro 2002 que ocorre durante as filas de login, fora das causas relacionadas a conexões instáveis, confirmamos um bug. Este bug fazia parte de um programa relacionado ao login criado no FFXIV versão 1.0, e graças aos relatórios e testes realizados por muitos de nossos jogadores, pudemos identificar a causa do problema. Pedimos desculpas por não termos sido capazes de identificar o problema de nossa parte e agradecemos a todos por enviar relatórios detalhados sobre este assunto.

Embora o código para corrigir esse bug já esteja preparado, a aplicação da correção exigirá o patch do cliente do jogo, que será abordado no Patch 6.01, agendado para terça-feira, 21 de dezembro. Como esse problema ocorre durante a espera na fila por um longo tempo, consideramos lançar o patch antes do previsto, mas no final decidimos incluí-lo no Patch 6.01, pois já há muitos códigos novos para o patch e interromper o processo de verificá-los pode levar a outros bugs. Pedimos desculpas pelo transtorno e pedimos sua paciência um pouco mais.

■ Programa de correção futura

Devido aos altos níveis de congestionamento, estamos cientes de que tem havido muita discussão na comunidade sobre o lançamento de Pandæmonium: Asphodelos (Savage) no Patch 6.05, agendado para terça-feira, 4 de janeiro de 2022. Sobre isso, contanto como não há grandes problemas, planejamos lançar o patch conforme programado.

Entendemos que há preocupações sobre as corridas do mundo primeiro e a progressão da primeira semana, mas o Patch 6.05 adicionará uma série de novos elementos, como a adição de uma nova tomestone Allagan, novas receitas de artesanato, bem como a nova dungeon de caça ao tesouro, a Excitatron 6000.

Muitos jogadores estão ansiosos para obter conteúdo além das tarefas de ponta e, além disso, considerando o equilíbrio das recompensas e níveis de item do referido conteúdo, não podemos reter apenas Pandæmonium: Asphodelos (Savage), e rebalancear estes atrasaria o lançamento do patch em várias semanas e afetaria o Patch 6.1 e posteriores.

Lamentamos dizer isso em meio a um grande congestionamento, mas como mencionado anteriormente, a menos que haja problemas importantes, planejamos lançar o patch conforme programado. Solicitamos sua compreensão e cooperação em relação a este assunto.

■ Atualizações sobre a adição de um novo data center lógico e mundos

Desde julho de 2021, a fim de acomodar o aumento significativo no número de novos jogadores, temos trabalhado para construir um novo data center lógico e adicionar novos mundos. No entanto, devido aos efeitos da pandemia de COVID-19, não pudemos fazer quaisquer acréscimos devido à suspensão da produção de semicondutores nas fábricas, diminuição das quantidades de produção, bem como escassez de matérias-primas. Embora estejamos investindo muito mais dinheiro do que o normal, nossas tentativas de aliviar a situação de congestionamento em curso estão sendo adiadas devido à falta física de equipamentos de servidor.

Com a ajuda de fornecedores de equipamentos de TI de todo o mundo, aos poucos estamos começando a receber informações sobre datas e números de entrega. Considerando os requisitos de alta especificação para servidores FFXIV, junto com o fato de que adicionar um único data center lógico requer centenas de servidores, invariavelmente precisamos de muito mais tempo, mas estamos começando a ver algum progresso. Em linha com isso, as equipes de servidor e infraestrutura estão trabalhando juntas para planejar novas adições e esperamos ser capazes de fornecer algum tipo de roteiro até o final de janeiro de 2022.

Estamos considerando adicionar servidores a cada região, especialmente os planos para uma adição em grande escala na América do Norte e Europa, e iremos analisar o número de servidores, tempo de construção da infraestrutura, problemas de energia e situação do rack do servidor para ver se devemos fazer isso sequencialmente ou em um grande empurrão. De qualquer forma, o plano é introduzir um grande número de adições, que pretendemos realizar de forma rápida e segura, com o mínimo de inconveniência possível para os nossos jogadores, e faremos o acompanhamento a respeito desse assunto à medida que progredimos.

■ Consultas sobre erros desencadeados por pagamentos específicos

Desde o lançamento do Endwalker, recebemos um grande número de consultas de jogadores que não conseguiram jogar devido a erros que ocorrem durante o pagamento ou registro do código.

Depois de revisar os detalhes dessas consultas, descobrimos que as contas envolvidas estão sendo acessadas no mesmo ambiente que aquelas usadas por um grupo de pessoas que supostamente prestam serviços suspeitos. Como resultado, essas contas foram determinadas como usando serviços suspeitos que acessam temporariamente contas de usuário para fazer login e fazer pagamentos ou criar contas em seu nome, e foram bloqueadas para pagamentos e registros de código como parte da prevenção de fraude.

Esses serviços suspeitos podem ter um histórico de roubo ou outra atividade fraudulenta de cartão de crédito, e não podemos fazer nada além de nos proteger contra tal atividade e não podemos restaurar essas contas.

Como um lembrete, pedimos que você se abstenha de usar esses serviços suspeitos, para seu próprio bem.

Continuaremos a nos esforçar para fornecer o máximo apoio para que todos no mundo todo possam jogar confortavelmente. Pedimos sinceras desculpas pelos inconvenientes causados ​​pelo forte congestionamento em andamento. Agradecemos sua compreensão e cooperação.