As ações da Square Enix caíram 30% em relação ao pico deste ano, eliminando quase US$ 2 bilhões do valor de mercado da empresa.
O preço das ações da companhia atingiu seu ponto mais alto este ano nos dias que antecederam o lançamento de Final Fantasy XVI em junho, mas fechou nesta quarta-feira em seu nível mais baixo desde maio de 2022.
Além dos comentários não muito claros se Final Fantasy XVI vendeu o esperado, a Square Enix tem sofrido nos últimos anos como o fracasso de Marvel’s Avengers e Forspoken, sendo que esse último foi o jogo de estreia do estúdio Luminous Productions que já foi fechado.
Num artigo do Bloomberg (via VGC) analisando a recente crise da Square Enix, funcionários e prestadores de serviços anónimos alegaram que a empresa está sofrendo de problemas com a sua estrutura de desenvolvimento de jogos e controle de qualidade, enquanto analistas expressaram preocupações sobre as suas perspectivas a longo prazo.
Funcionários atuais e antigos da Square Enix alegaram que uma das causas de tais problemas é a decisão da companhia de dar aos produtores individuais muito controle sobre o escopo e a direção dos projetos. Eles também disseram que os jogos sofreram com documentação e estrutura de equipe inadequadas.