Após a aquisição da EVO alguns meses atrás, a Sony parece querer levar a experiências de competições direto ao PlayStation 5. Uma nova patente registrada pela empresa sugere uma estrutura de torneios online que pode chegar em algum momento.

A patente indica que tanto jogadores, desenvolvedoras e até organizações terceiras poderão se envolver na estrutura de criação e gerenciamento de torneios. Esse seria o primeiro sistema integrado com a PlayStation Network que daria as ferramentas e possibilidades para realização de um evento online do tipo. O sistema seria automatizado e, após as configurações iniciais, realizaria o avanço do torneio conforme jogadores fossem eliminados ou saíssem vitoriosos das competições, registraria os dados da competição e mais.

Além disso, a patente indica uma plataforma de registro para que jogadores se cadastrem em outros torneios online, usando outras plataformas, e a junção dessa com outra rede, que provavelmente seria a PSN, criando assim um sistema único de torneios.

Como toda e qualquer patente, apenas o registro dela não quer dizer que a empresa irá, obrigatoriamente, usar de imediato este sistema e aplicar o mesmo. Várias patentes são registradas apenas para garantir o direito de uso num futuro ou mesmo não perder uma ideia, ainda que não seja utilizada.

A EVO 2021 será realizada no próximo mês, após a EVO 2020 ter sido cancelada devido à pandemia do COVID-19. Ainda não se sabe se a Sony apresentará um sistema de torneios online na EVO ou se apenas registraram a patente por enquanto.