A Sony registrou uma patente (via PlayStation LifeStyle) que analisa o uso de um processo de emulação para desbloquear troféus da PSN em títulos mais antigos que não oferecem o sistema.

A patente descreve como um processo de emulação poderia ser acionado e seria usado para detectar se os requisitos foram atendidos para desbloquear um ou mais troféus. Se todos os requisitos forem atendidos, o processo atribuiria esses troféus ao jogador.

A patente é especificamente voltada para “videogames lançados ou vendidos anteriormente”. Usando os métodos atuais, os desenvolvedores teriam que modificar seus jogos para implementar o sistema de troféu – algo financeiramente inviável.

Como é apenas uma patente, não se sabe se isso se tornará realidade algum dia. Além disso, essa patente faria mais sentido com os jogos de PS3, pois havia muitos títulos do console que não tinham suporte ao sistema. Com o PS4, a grande maioria dos jogos oferecem troféus.

Vale ressaltar que a Sony está se dedicando mais ao sistema de troféus – quando o PS5 chegou, os níveis foram alterados.