Há alguns dias, noticiamos que um site chamado Wololo havia citado técnicos que dizem para não usar PS5 na vertical pois isso pode causar problema com o seu console. O argumento causou inúmeras discussões na internet.
Agora, o site em questão corrigiu uma informação. Segundo eles, o problema do PS5 ainda é real e pode acontecer até onde sabem, mas não há evidência de que consoles que não foram retirados de suas caixas já vêm com o problema de fábrica. É apenas isso que corrigiram, apesar de muitos sites de notícias derem a ideia de que voltaram atrás em toda a questão – o que não é verdade.
O PSX Brasil já havia explicado em todos os detalhes na notícia original que não há motivo para entrar em pânico. O compartimento do metal líquido, que é a origem de toda essa história, é bastante protegido (mostramos um exemplo de que um YouTuber jogou seu PS5 de um prédio e o compartimento ainda ficou protegido). Caso ocorra o seu vazamento, que é o que os técnicos estão dizendo, provavelmente aconteceu por algum motivo em específico e não por conta da posição de seu console. A única ‘vantagem’ é que na horizontal o problema de vazamento seria adiado, evitando que o metal líquido entrasse em contato com outras peças mais rapidamente. Mas, novamente, o vazamento ocorreria por algum outro problema e não pela posição do console.
The problem is still real AFAIK, but there is *no evidence* that it happens on consoles that have been sitting in their box. That part was a complete misunderstanding on our end.
The damage is done, but I have updated the article (pending cache refresh)https://t.co/jx0ngLqR41
— Wololo (@frwololo) January 9, 2023