Técnicos dizem para não usar PS5 na vertical e causam discussões na internet

PS5

O site Wololo.net divulgou uma matéria que está causando muitas discussões na internet. Basicamente, é dito que se você tem um PS5 e pode colocá-lo na horizontal, utilize-o dessa forma ao invés de vertical.

Primeiramente, de acordo com funcionários da Sony e a maioria dos sites de tecnologia, você pode usar seu PS5 na vertical ou na horizontal – o dispositivo foi projetado para isso. Segundo Yasuhiro Ootori, do departamento de design da Sony, não importa como você escolhe colocar o PS5; a postura, seja vertical ou horizontal, não afetará o resfriamento.

Razer PS5

No entanto, técnicos que reparam consoles na França têm falado muito sobre um problema que não é isolado (segundo eles): o vazamento do metal líquido.

O problema, segundo o técnico ’68Logic’, é que o metal líquido usado para resfriar a APU às vezes pode derramar e ficar desigual, o que afeta, entre muitas outras coisas, o resfriamento.

Ben Montana, proprietário da oficina especializada ILoveMyConsole na França, também vem tentando chamar a atenção para esse problema há meses. Ele diz que não são casos isolados. Segundo ele, o risco é alto para PS5 que ficam muito tempo parados na vertical, e diz que todos os modelos são impactados. Isso inclui consoles de edição digital, conforme mostrado na imagem abaixo (algumas pessoas teorizam que as vibrações da unidade Blu Ray podem tornar o problema mais grave em PS5 com leitor).

PS5 Metal Líquido

Em teoria, o metal líquido usado para resfriar as CPUs não é um problema. O mecanismo de resfriamento e a CPU são tão pressionados que nada deve derramar ou “cair” (quando a quantidade certa for aplicada) apenas por causa da gravidade, e é por isso que geralmente não há preocupação em usar uma placa-mãe na vertical, mesmo quando estamos usando metal líquido.

No entanto, parece que vários casos mostraram que a “vedação” do PS5 entre a APU e seu cooler às vezes pode se mover ou ser danificada. Nesse caso, se o seu PS5 estiver na horizontal, o metal líquido permanecerá plano e manterá a maior parte de suas propriedades térmicas para ajudar a resfriar o PS5. Mas se o seu PS5 estiver na vertical e “algo” ruim acontecer com a vedação, existe o risco do metal líquido cair progressivamente, tornando-se irregular, afetando sua capacidade de resfriamento e possivelmente atingindo componentes que não deveria. O YouTuber TheCod3r explica, de uma forma meio sensacionalista, esse problema.

Devo me preocupar?

A princípio, não. Estamos entrando no terceiro ano do PS5 e, apesar do técnico dizer que não são casos isolados, deveria ser algo muito mais frequente considerando que mais de 30 milhões de consoles já foram vendidos.

Além disso, o YouTuber TechRax joga um PS5 de um prédio de vários andares e o compartimento onde fica o metal líquido fica intacto. Ou seja, é basicamente muito azar o seu PS5 vazar o metal líquido – e é bastante provável que isso ocorreria seja ele na horizontal ou vertical.

Porém, no fim, se você é uma pessoa neurótica, já passou com problemas com consoles anteriores e tem espaço para usar o PS5 na horizontal, utilize-o dessa forma. Caso contrário, não há com o que se preocupar. Ou quem sabe é necessário usá-lo de ponta-cabeça, como o chefe da PlayStation Studios.

cassino online Netbet