Site explica por que não tivemos Until Dawn 2 e a relação da Supermassive Games com a Sony

Until Dawn

Until Dawn foi anunciado (após rumores) para PS5 e PC no último State of Play. Conforme revelado pela Sony, o desenvolvimento dessa nova versão refeita na Unreal Engine 5 está nas mãos da Ballistic Moon e não da Supermassive Games, que foi responsável pelo original.

Segundo o site Time Extension, uma sequência foi considerada em determinado momento pela Supermassive e pela Sony, com ex-funcionários contando que o jogo eventualmente evoluiu para o que se tornou o título de 2022, The Quarry.

Os funcionários que conversaram com o site alegaram que os primeiros jogos de The Dark Pictures Anthology tinham sido sujeitos a má gestão e falta de recursos/tempo e que o próprio estúdio não oferecia muito em termos de crescimento, com designers juniores sendo confrontados com tarefas não relacionadas ao design, como inserir dados de animação.

Um funcionário, por exemplo, disse: “a equipe de The Quarry estava originalmente trabalhando em Until Dawn 2 com a Sony. E a Sony basicamente pagou para que eles desenvolvessem um protótipo. Então, quando o protótipo foi concluído, a Supermassive se virou e disse, ‘vamos comprar isso e ver se mais alguém quer”, o que foi o último prego no caixão de qualquer relacionamento com a Sony. Eles acabaram sendo escolhidos pelo Google, que os financiou durante anos”.

Outro funcionário pareceu confirmar que The Quarry era Until Dawn 2, mas ofereceu uma visão um pouco diferente sobre esses eventos, sugerindo que foi a Sony quem interrompeu a abordagem multiplataforma: “The Quarry começou como um argumento de venda para Until Dawn, mas eles não tinham a licença. Eles queimaram suas pontes com a Sony ao lançar The Dark Pictures em várias plataformas. Pelo que eu saiba, outra pessoa tem essa licença agora”.

The Quarry foi finalmente lançado em 2022, com a 2K escolhendo o jogo depois que o Google desistiu do projeto. Na época, foi comercializado como um sucessor espiritual de Until Dawn, levando alguns fãs a especular sobre uma possível conexão com o sucesso de terror.

Vale notar que apesar dos problemas com Until Dawn, a Supermassive Games lançou exclusivamente o título de PS VR2, The Dark Pictures: Switchback VR. Ou seja, a empresa pode ter se “queimado” com a história de Until Dawn 2, mas dizer que não há mais parcerias entre elas é um exagero.