Após o lançamento de Disco Elysium, uma disputa legal pública e confusa entre os criativos responsáveis pelo trabalho e os executivos que detêm a propriedade intelectual resultaria em várias rodadas de demissões na desenvolvedora ZA/UM. No entanto, o novo jogo, que seria basicamente uma expansão vendida separadamente focada em Kim Kitsuragi, estava quase pronta.
Segundo o site PC Gamer (via Push Square), o spin-off, que seria “110% autêntico, o Disco mais hardcore desde Disco“, de acordo com a roteirista principal Dora Klindžić, era chamado internamente de X7 e poderia ter sido lançado já no ano que vem, em 2025.
O PC Gamer falou com alguns funcionários atuais e antigos da ZA/UM, incluindo Klindžić e Argo Tuulik, escritores do Disco Elysium original e responsáveis por X7.
X7 teria “avançado a história, os fios emocionais e os elementos de jogabilidade de uma só vez para realmente evoluir o gênero de RPG psicológico como Disco Elysium o iniciou”. Uma demonstração interna do estúdio foi exibida no final de 2023, impressionando as outras equipes da ZA/UM. Um desenvolvedor disse: “sinto que foi a melhor chance possível de um jogo estilo Disco sem [Kurvitz], Rostov e outras pessoas que fizeram o Disco Elysium original. Era um spin-off sobre um dos personagens mais amados [do jogo]”.
Klindžić continua: “foi algo que ninguém além de Argo poderia ter feito. Por um tempo, parecia que milagres eram possíveis e, com eles, a redenção”.