O PS5 Pro, apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente pela Sony, já parece ser uma realidade. Um assunto que está sendo muito debatido recentemente é o selo ‘PS5 Pro Enhanced‘.
Basicamente, esse selo serviria para indicar que um determinado jogo roda melhor no PS5 Pro. Um requisito óbvio seria o título rodar a 60 quadros por segundo ao invés de 30, mas há outras situações que não envolvem a taxa de fps.
Por exemplo, jogos que rodam entre 1080p e 1440p a 30fps no PS5 padrão, mas que rodariam entre 1280p e 2160p no PS5 Pro na mesma taxa de quadros estariam aptos a receber o selo. Um aumento fixo na resolução de 1440p para 2160p também se qualificaria como um jogo PS5 Pro Enhanced. Os desenvolvedores também podem optar por ativar ray tracing e obter o rótulo sem melhorar a resolução ou as taxas de quadros. Se um desenvolvedor quiser atingir 60fps em vez de 30fps com a mesma resolução, isso também pode ser qualificado como um jogo PS5 Pro Enhanced.
No entanto, simplesmente rodar um jogo com uma taxa de quadros mais estável no PS5 Pro não é suficiente para o rótulo Enhanced. A Sony também não adicionará o rótulo a jogos que rodam com resolução variável e que possuem uma resolução aumentada no PS5 Pro que não melhora a resolução máxima. Portanto, se um jogo passar da variável 1440p–2160p para a variável 1800p–2160p, isso não se qualificará para o novo rótulo.
Os desenvolvedores precisarão atualizar seus jogos para uma versão mais recente para aproveitar as vantagens dos recursos do PS5 Pro, mas alguns jogos que não foram atualizados ainda se beneficiarão de melhor desempenho no console. O PS5 Pro terá um modo “ultra-boost” que ajudará os modos VRR a rodar em uma taxa de quadros mais alta, e jogos com resolução variável podem ser renderizados em resoluções mais altas. As taxas de quadros gerais também podem ser mais estáveis em alguns jogos.
A Sony alerta os desenvolvedores que muitos jogos sem patch não mostrarão melhorias neste modo ultra-boost. Jogos que rodam em resolução fixa e configurações gráficas para resoluções de renderização fixas não apresentarão melhorias.