Reino Unido aprova provisoriamente a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

Activision Blizzard Microsoft Xbox

O regulador do Reino Unido, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), concordou provisoriamente com a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

A CMA continuou sendo o último grande obstáculo para o fechamento do negócio e inicialmente bloqueou a aquisição em abril devido a preocupações sobre seu impacto no nascente mercado de jogos em nuvem.

A Microsoft tentou reestruturar sua proposta de aquisição concordando em vender os direitos de streaming em nuvem para a Ubisoft, levando a CMA a lançar um novo inquérito de fusão. Essa medida parece agora ser suficiente para satisfazer a CMA, que publicou hoje a sua decisão provisória.

“Embora a CMA tenha identificado preocupações residuais limitadas com o novo acordo, a Microsoft apresentou soluções que a CMA concluiu provisoriamente que deveriam resolver essas questões”, diz o comunicado. “Embora o acordo reestruturado seja materialmente diferente da transação anterior e resolva substancialmente a maioria das preocupações, a CMA limitou as preocupações residuais de que certas disposições na venda dos direitos de streaming em nuvem da Activision para a Ubisoft poderiam ser contornadas, rescindidas ou não aplicadas”.

“Para resolver essas preocupações, a Microsoft ofereceu soluções para garantir que os termos da venda dos direitos da Activision à Ubisoft sejam executáveis pela CMA. A CMA concluiu provisoriamente que esta proteção adicional deverá resolver essas preocupações residuais”, conclui.

A CMA abriu agora uma consulta até 6 de outubro, altura em que tomará uma decisão final. A menos que quaisquer objecções importantes lancem uma nova luz sobre a situação, espera-se agora que a CMA aprove o acordo.