Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human foram todos jogos exclusivos para PlayStation publicados pela Sony antes de finalmente chegar ao PC em 2019, quando a Quantic Dream começou a auto-publicar. A partir deste ano, no entanto, a Quantic Dream começará a publicar todos os seus próprios jogos como um estúdio totalmente independente.
O anúncio de autopublicação da Quantic Dream acontece no momento em que o estúdio comemora 23 anos este ano. Desde sua fundação, em maio de 1997, a Quantic Dream desenvolveu cinco jogos. O estúdio atribui o sucesso de seu mais recente lançamento, Detroit: Become Human, bem como os lançamentos auto-publicados de seus jogos no PC, como parte essencial da capacidade de “realizar a visão” e iniciar a autopublicação.
Pela primeira vez em 23 anos, portanto, a Quantic Dream funcionará como um estúdio independente, com a capacidade de tomar suas próprias decisões criativas e de marketing “com total independência”.
Mais do que apenas publicar seus próprios jogos, no entanto, a Quantic Dream também quer entrar em uma posição para ajudar outros desenvolvedores e criadores. “Isso também nos permitirá ajudar outros desenvolvedores, fornecendo suporte ao investimento e desenvolvimento, para que eles possam expressar completamente seus talentos. Queremos apoiar os criadores de projetos originais e ajudá-los, por sua vez, a alcançar sua visão e oferecer experiências inovadoras e de qualidade”, diz a companhia. Ainda não está claro se este é apenas um objetivo para a empresa ou se eles já encontraram projetos que querem apoiar.