É difícil errar com Tetris. A segunda maior contribuição da Rússia para a humanidade e um dos mais antigos jogos de puzzle da história dos videogames sempre foi extremamente bem alinhado e qualquer relançamento moderno do título sempre pode trazer algo de novo, mas não há como deixá-lo ruim ou como reinventar a roda.

Essa mesma lógica pode ser aplicada a Puyo Puyo. Talvez a outra grande série de puzzle games mais tradicional da indústria, ela tem sido a base para vários e vários jogos vindos do Japão, tanto dentro da própria IP que hoje é propriedade da Sega quanto suas próprias versões para outras franquias, a exemplo de Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine ou Kirby’s Avalanche (sem falar nos inúmeros minigames inspirados por ele, como Pom!Pom!Party! na série Trails).

Então, desde que a Sega decidiu misturar ambos os estilos de jogo com o lançamento de Puyo Puyo Tetris em 2014 (o título só chegaria ao Ocidente em 2017), o seu potencial de sucesso sempre foi exponencialmente maior do que o de fracasso. Obviamente, o resultado foi um ótimo jogo de quebra-cabeças, combinando o que ambas as séries tem de melhor em um jogo visualmente apelativo para crianças e com a complexidade técnica para agradar aos veteranos de ambos os jogos.

Puyo Puyo Tetris 2

É claro, com esse sucesso era de se esperar uma sequência consertando os poucos problemas que poderiam ser apontados no jogo anterior. E é isso que a Sega parece entregar em Puyo Puyo Tetris 2, um jogo ainda melhor e com mais opções do que seu antecessor, mas ainda mantendo o gameplay ultra-refinado que já havia sido entregue.

Se você já jogou Tetris e/ou Puyo Puyo, você já sabe o que esperar. Em Puyo Puyo Tetris 2, você participará de batalhas em cada um dos vários modos de jogo, no quais é possível escolher um dos dois estilos de puzzle game para o seu lado do tabuleiro.

Em Tetris, você precisa montar linhas de Tretriminos, as diferentes peças que vão caindo aleatoriamente, encaixando-as da melhor forma possível para fazer mais pontos o mais rápido possível. Já em Puyo Puyo, você precisa juntar combinações de quatro Puyos a partir das peças aleatórias que caem, marcando mais pontos com combos ou quanto mais puyos forem unidos.

Puyo Puyo Tetris 2

Em ambos os casos, por Puyo Puyo Tetris 2 girar em torno de batalhas, o seu sucesso significa que peças-lixo serão enviadas para o tabuleiro do adversário para atrapalhá-lo, perdendo quem não conseguir evitar que as peças toquem o X vermelho no topo. É claro, do mesmo jeito que você pode atrapalhar o seu adversário, ele fará o mesmo contigo, o que exige do jogador uma bela velocidade de raciocínio.

Não bastasse os desafios apresentados já pelo estilo básico de gameplay, PPT2 traz de volta todos os modos de jogo do anterior, com destaque especial para Fusion, misturando ao mesmo tempo os dois estilos de puzzle, e Swap, no qual é necessário administrar dois tabuleiros distintos, um de cada estilo, com o jogo mudando de um para o outro frequentemente.

Fora isso, não só Party, Battle e Big Bang retornam, como PPT2 traz também um novo Adventure Mode, o qual conta com uma história completamente nova, absurda e divertida para os jogadores, principalmente os novatos, começarem a se familiarizar com o estilo de jogabilidade que PPT2 traz.

Puyo Puyo Tetris 2

Enquanto o Adventure Mode, pelo que nós testamos, funciona bem como um tutorial, é inegável que os outros modos de jogo vão exigir bastante dos jogadores. Testar suas habilidades tanto em partidas multiplayer quanto contra o computador é bastante divertido, mas contra a CPU é notório que o jogo precisa de um pouco de balanceamento ainda, com alguns personagens sendo capazes de te derrotar com uma facilidade imensa, enquanto outros praticamente não fazem nada.

Ainda assim, PPT2 tem todo o potencial para ser um ótimo jogo tanto para os aficcionados que adoram jogar sozinhos, quanto uma boa opção para partidas multiplayers. Enquanto não pudemos testar o funcionamento do online, as partidas com multiplayer local tem a pitada certa de desafio e caos que os melhores jogos para “couch co-op” precisam entregar para serem realmente marcantes.

O que ficou claro pelo que nós fomos capazes de jogar até aqui, PPT2 promete realmente ser aquilo que uma sequência deve ser: maior e melhor. Ainda são necessárias mais algumas boas horas testando os modos de jogo, além dos promissores modos de desafio e multiplayer (para até 4 jogadores, online e offline), mas o que foi possível perceber até agora é que os fãs de qualquer um dos dois estilos de jogo ficarão extremamente satisfeitos com esse novo título da Sega.

Puyo Puyo Tetris 2