Publisher de Six Days in Fallujah volta atrás e diz que seu jogo envolve política

Six Days in Fallujah

A publisher Victura, de Six Days in Fallujah, disse que entende que os acontecimentos do seu jogo são “inseparáveis da política”, contradizendo de alguma forma os comentários do CEO da empresa, Peter Tamte, no mês passado.

Em fevereiro, Tamte disse que o jogo não tenta “fazer um comentário político sobre se a guerra em si foi uma boa ou má ideia” e “não vai lutar contra as maquinações políticas que levaram ao conflito”. Os comentários geraram críticas por, entre outras coisas, aparentemente exibir um desejo de remover contexto importante de um jogo sobre uma batalha na vida real na qual mais de 100 militares, mais de 1.000 insurgentes e pelo menos 800 civis foram mortos.

Victura divulgou hoje um comunicado que parece retroceder aos comentários de Tamte. Confira:

“Nós entendemos que os eventos recriados em Six Days in Fallujah são inseparáveis da política.

As histórias de Six Days in Fallujah são contadas por meio de gameplay e documentários com membros do serviço e civis com diversas experiências e opiniões sobre a Guerra do Iraque. Até agora, 26 civis iraquianos e dezenas de membros do serviço compartilharam os momentos mais difíceis de suas vidas conosco, para que possamos compartilhá-los com você, em suas palavras.

Os segmentos do documentário discutem muitos tópicos difíceis, incluindo os eventos e decisões políticas que levaram às batalhas de Fallujah, bem como suas consequências. Embora não permitamos que os jogadores usem fósforo branco como uma arma durante o jogo, seu uso é descrito durante o documentário segmentos.

Durante o jogo, os jogadores participarão de histórias contextualizadas por meio de segmentos documentais. Cada missão desafia os jogadores a resolver cenários militares e civis reais da batalha de forma interativa, oferecendo uma perspectiva da guerra urbana impossível por qualquer outra mídia.

Acreditamos que as histórias dos sacrifícios desta geração merecem ser contadas pelos fuzileiros navais, soldados e civis que lá estiveram.

Acreditamos que você achará o jogo – assim como os eventos que ele recria – complexo.”