fifa22_4

O PSX – também conhecido como PlayStation X – é um dispositivo de central de multimídia da Sony, funcionando como um gravador de vídeo digital e gravador de DVD, baseado no console de jogos Playstation 2, lançado no Japão no ano de 2003. O PSX foi lançado em oito modelos durante a sua vida útil, sendo a série 5000 fornecida com unidades de disco rígido de 160 GB, enquanto a série 7000 fornecida com discos de 250 GB.

O PlayStation teve um total de 7.918 (sete mil, novecentos e dezoito) títulos de software lançados no mundo todo, sendo o Gran Turismo o mais vendido, com 10,85 milhões de unidades. Mas, afinal, quando falamos em jogos de futebol – o sucesso dos games da atualidade – o que podemos extrair do PSX? Nesse artigo conheceremos as nuances desse segmento e entenderemos um pouco mais como jogá-los!

Jogos de futebol: paixão nacional dentro e fora das telas

Especificamente no Brasil – em que o futebol desperta paixões em milhões de pessoas – o esporte é uma das indústrias mais rentáveis e procuradas. E por essa razão, os jogos de futebol continuam sendo muito procurados e despertando o interesse de novos usuários. E é assim, que entra em cena o PSX e seus jogos de futebol.

O dispositivo vem se popularizando cada vez mais e não para de angariar novos jogadores; consumidores que – amantes do futebol – encontram nos jogos de PSX, uma forma de jogar entre si, independentemente de estarem em lugares distantes. Em outras palavras, o jogador cadastrado pode entrar em contato com seus oponentes e começar o jogo, criando novas formas de entretenimento.

Nesse passo, a franquia Winning Eleven – no Brasil conhecido como eFootball – é a segunda maior de jogos de futebol, ficando atrás apenas do FIFA. Apesar da vice-liderança, a série eFootball (Winning Eleven) já vendeu cerca de 111 (cento e onze) milhões de cópias ao redor do planeta. A franquia foi determinando para o realismo que hoje se imprime nos jogos de futebol, se fazendo presente nos consoles que surgiram depois, trazendo uma forma mais realista de se jogar.

Por outro lado, a FIFA domina absoluta o mercado de jogos de esporte para PlayStation! Pode se dizer que a FIFA transformou o universo dos games, tornando-se referência para todos os outros. Apesar da série eFootball (Winning Eleven) ser responsável pela inovação do realismo trazido às telas, é notável o esforço da FIFA em tornar os jogos de futebol super realistas. Em outras palavras, a FIFA possui um mecanismo de física especial que determina o movimento da bola e dos jogadores em tempo real, ganhando destaque frente a outros videogames e angariando jogadores assíduos por conta do nível de realismo de excelência.

Movimentação dos jogadores em tela: um espetáculo a parte

Os jogos possuem um mecanismo de física especial. É ele quem vai estabelecer e dimensionar o movimento da bola e dos jogadores, que tem seus rostos e performances minimamente detalhados e seus corpos se movem com naturalidade e fluidez. Os movimentos são tão reais, mas tão reais, que aumentam a imersão do consumidor no jogo, especialmente porque os estádios e torcedores também são reproduzidos com maestria. Difícil acreditar que não se está diante de uma plateia calorosa na vida real.

A verdade é que a indústria de visuais de jogos e os games de futebol atualmente mostram um realismo antes inimaginável. O console consegue mesclar elementos de campeonato com administração de times, passando pela compra e venda de jogadores e a possibilidade de fazer jogadas variadas. Tudo minunciosamente reproduzido com excelência.  É, de fato, impressionante.