Não só na esfera escolar os textos descritivos são requisitados. Como um tipo de resenha, ela é uma síntese que descreve claramente algum objeto, situação, filmes, livros e não menos comum, os jogos. Pode parecer um texto bem simples, porém não o subestime, o ato de descrever possui características próprias e uma estrutura para ser seguida. Assim, para escrever uma boa resenha é preciso tempo e dedicação. Para você que deseja aprender essa técnica e fazer boas descrições de jogos, seja para YouTube, sites ou blog pessoal, está no lugar certo! Abaixo vamos explicar como fazer uma resenha descritiva.

Diferença: resenha crítica x resenha descritiva x resumo

Primeiramente, vamos definir o que é resenha. Seu objetivo é observar, analisar, descrever e fazer uma crítica sobre um objeto ou tema. Suas principais características são imparcialidade, objetividade, impessoalidade e caráter científico.

Partindo desse pressuposto, as facetas crítica e descritiva tem suas próprias características dentro desse meio. Na crítica, o autor descreve brevemente a obra e expõe de forma clara sua opinião, munindo-se de referências complementares, relacionando a obra a outros autores, ideias e referências do mesmo tema. Já na descritiva, não há marca de pessoalidade, ou seja o autor não expõe sua opinião, e sim as características e os principais pontos da obra. Esta diferença é o que delimita o uso dessas resenhas, pois uma resenha crítica pode ser realizada após uma resenha descritiva.

Falando agora sobre resumo, ele se parece bastante com a resenha descritiva. Sua principal diferença está geralmente no tamanho e na generalidade como o assunto é tratado. No resumo, há menos parágrafos e seu foco é mostrar as partes mais importantes do ocorrido na obra ou situação, sendo que a descritiva expande mais cada acontecimento de uma obra, os personagens e o enredo.

Como descrever games

Fazer uma descrição de jogos é um desafio entre explorar a opção do resumo ou a resenha. Cada público de jogadores tem seu próprio gosto para qual linguagem e tipo de texto prefere, no entanto, a maioria dos players deseja saber o que acontece realmente no jogo, a experiência do jogador dentro dele. Sites mais genéricos vão preferir resumos pois são mais práticos de fazer. Resenhas críticas ou descritivas podem ser feitas por jogadores em comentários, blog pessoal e sites oportunos na web.

Resultados de resumos x resenhas

Em comparação de 2 sites sobre o mesmo jogo, perceba como se dá a diferença na linguagem, sendo o primeiro um resumo comercial para apresentar o jogo e o segundo, uma resenha mais abrangente, descritiva e crítica sobre o jogo God of War:

“Um novo começo ousado: sua vingança contra os deuses do Olimpo agora é passado e Kratos vive como um homem comum no reino dos monstros e deuses nórdicos. E é nesse mundo inóspito e implacável que ele precisa lutar para sobreviver… e ensinar seu filho a fazer o mesmo. Essa nova versão surpreendente de God of War desconstrói os principais elementos que definiram a série (combates gratificantes, proporção espetacular e uma narrativa poderosa), combinando-os de uma forma diferente.”God of War, Sony Interactive Entertainmet.

“Durante toda a (longa) jornada, o Deus da Guerra mostra, por muitas vezes, um lado paternal que entra em confronto com seu ego brutamontes – o que acaba ajudando na formação do “caráter de guerreiro” de seu filho. O seu jeito rude e impaciente é fundamental para que Atreus aflore seus instintos de sobrevivência e, ao mesmo tempo, descubra suas habilidades hereditárias. Isso é apenas o pano de fundo de uma trama que, embora demore muito para começar a se desenrolar, deixa os jogadores apreensivos a todo momento. É impossível não criar e recriar teorias, principalmente para aqueles que jogaram todos os títulos da franquia.” – trecho Review God of War, site TechTudo.

Impactos na jogabilidade

Segundo Carla Viana Coscarelli, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, se o texto estiver bem escrito, ou seja, estiver adequado ao leitor, e o leitor for bom, a leitura irá gerar resultados satisfatórios. Textos mal escritos e leitores pouco hábeis vão gerar um resultado muito ruim independente do formato de apresentação do texto. O mesmo vale para descrição de jogos, quanto melhor escrito, independente do gênero, melhores resultados vão chegar ao leitor.