Em maio deste ano, a Sony registrou um novo modelo revisado do PS5 no Japão. Em documentos vistos na época, tratava-se de um modelo ‘CFI-12XX’ do console. Finalmente, essa versão do PS5 chegará em 15 de setembro ao país.
Lojas do Japão estão listando o modelo atualizado para 15 de setembro. Coincidentemente, essa é a data em que o PS5 receberá o aumento de preço no país.
PS5本体、次のマイナーチェンジモデル「CFI-1200」シリーズは9月15日発売。
PS5 ディスクドライブありhttps://t.co/yAxm66WYQN
PS5 デジタル・エディションhttps://t.co/2VNTi1zCZi
前回のマイナーチェンジでは、300グラムの軽量化と一部ネジの変更がありました。#PS5https://t.co/hmAM4d1OfE pic.twitter.com/JxDTCsJnYy
— れんか (@Renka_schedule) August 28, 2022
A Austrália, porém, já está com o novo modelo à venda. A única observação que pode ser feita no momento é que o PS5 pesa, mais uma vez, 300 g a menos.
Os dois novos modelos são de códigos CFI-1202B (Digital) e CFI-1202A (Disco), de acordo com o site Press-Start. O Digital é 200 g mais leve, pesando 3,4 kg, enquanto que o Disco é 300 g mais leve, pesando agora 3,9 kg. Curiosamente, o peso do modelo em disco agora é o mesmo do console Digital quando foi lançado.
O hardware de lançamento do PS5 usa um esquema de numeração de modelo CFI-1XXX, enquanto que o hardware revisado lançado em 2021 usa um esquema CFI-11XX. Ou seja, essa nova versão é um número além da revisão anterior, sugerindo uma mudança maior, porém não a nível de um PS5 Slim (que seria representado com o 1 do início virando um 2, como ocorreu com o PS4, por exemplo).
Ainda não se sabe o que essa nova versão do console oferecerá (além da alteração do peso), porém a última revisão (CFI-1100) trouxe um novo parafuso para prender o console ao seu suporte (agora pode ser ajustado manualmente em vez de exigir uma chave de fenda). O novo hardware também pesava menos do que o console de lançamento do PlayStation 5, ou seja, 300 g a menos que o original. Por fim, internamente, há um dissipador de calor menor (que na prática possui a mesma eficiência).
Há algum tempo, a Sony havia dito que apresentaria uma “nova CPU semi-personalizada” de 6 nm da AMD para facilitar a produção do console. Talvez essa nova revisão apresente isso.