Final Fantasy VII Remake

Com o lançamento de Final Fantasy VII Remake se aproximando, mais e mais entrevistas com a equipe de desenvolvimento do jogo tem sido publicadas. Dessa vez, o diretor do jogo, Tetsuya Nomura, conversou com as publicações japonesas Famitsu e 4Gamer sobre alguns novos detalhes sobre o vindouro lançamento.

Enquanto alguns dos pontos mais importantes das entrevistas já haviam sido revelados anteriormente, como a ausência de personagens da Compilation of Final Fantasy VII no Remake, mais detalhes sobre as opções que Cloud terá durante os eventos de “crossdressing” em Wall Market e que o jogo foi a “gold”, existem algumas outras informações interessantes nessas entrevistas do Nomura.

Um dos principais pontos da entrevista foram as mudanças nos designs dos personagens em relação as artes originais. Enquanto Nomura já havia falado sobre as mudanças feitas na Tifa e na Aerith, agora foi a vez do Nomura comentar sobre a reimaginação do Barret e do Red XIII.

Nomura disse que “a quantidade de realismo adicionado ao design do Barret em comparação ao design original serviu como um guia sobre quanto mais realismo nós queríamos adicionar ao refazer o design dos outros personagens. Já o Red XIII, o seu design original já era surpreendentemente bastante realista, então nós simplesmente o recriamos com mais detalhes e ele não mudou tanto. No passado, ele equipava um ornamento de cabelo como arma, mas dessa vez, nós mudamos para ser a coleira dele para ser mais visível. Os três membros dos Turks foram refeitos por Roberto Ferrari. Já que todos eles usam ternos simples, nós adicionamos mais detalhes para expressar melhor suas personalidades.”

Nessa mesma linha, Nomura comentou um dos novos personagens do jogo, Roche, o Soldier de Terceira Classe, foi desenhado pelo próprio Roberto Ferrari. Ele disse ainda que “não deu nenhuma instrução particular sobre o design do Roche e Ferrari já havia feito uma primeira versão, então eles apenas mudaram antes de finalizá-lo. O primeiro design era muio ríspido e sério em comparação com a personalidade leve dele. Existem vários novos personagens além do Roche, mas eles aparecem mais em missões secundárias ao invés da história principal.”

Ainda falando sobre a parte visual, Nomura falou sobre a mudança no estilo gráfico, falando que ele é “próximo a um estilo foto-realístico, mas diferente. Vários elementos icônicos do original era em um estilo deformado, então o Remake usa ‘realismo no alcance do estilo deformado original’.”

Nomura comentou ainda sobre o sistema de batalha do jogo, dizendo que o mesmo foi refeito várias vezes, já que “tempo real e ATB são inerentemente opostos, então fundir os dois necessitou de muita tentativa e erro. Eu não consigo agradecer o suficiente a equipe que perseverou e moldou o sistema de batalha no que ele se tornou, superando esse desafio e conseguindo encontrar o balanço certo.”

Nessa mesma linha, Nomura mencionou que a inclusão de vários padrões de comportamento de inimigos e situações de batalha foi feito com a intenção de forçar os jogadores a experimentarem outros personagens, uma vez que controlar o Cloud o tempo todo nem sempre é a forma mais eficiente de lidar com as coisas. Ele revelou ainda que o jogo possui vários mini-chefes para permitir ao jogador explorar o sistema ao máximo e ver o quão incrivelmente vivas as batalhas são, graças aos vários efeitos quando se usa mágica ou pela inclusão dos diálogos.

Isso se deu, segundo Nomura, por ter havido um grande foco na atmosfera e imersão durante as batalhas, inclusive através da inclusão de diálogos durante as batalhas, algo que ele credita o co-diretor do jogo, Motomu Toriyama (que também foi diretor de Final Fantasy X-2, Lightning Returns: Final Fantasy XIII e Mobius Final Fantasy, entre outros), como o responsável pela ideia.

Um dos últimos pontos abordados na entrevista foi em relação a escala de Final Fantasy VII Remake, os novos eventos e mudanças na história. Em relação a isso, Nomura disse que “sabe que muitos estão preocupados pelo projeto do Remake ser de múltiplos jogos e o primeiro apresentar apenas Midgar. Não se preocupem. É um jogo altamente denso e não vai acabar após apenas algumas horas como a parte de Midgar do original. Existem vários novos eventos na história principal. Como uma cena onde você acaba visitando os pais da Jessie e jantando. Cada membro da Avalanche é muito mais detalhado em comparação com o jogo original, com novos eventos. Quando chegar o momento para os jogadores deixarem Midgar, eu tenho certeza que eles estarão satisfeitos.”

Além disso, Nomura comentou que mesmo com todo esse novo conteúdo, muita coisa ainda não entrou no jogo e, ainda assim, serão dois discos. Ele explicou que isso se deu ao fato da equipe priorizar qualidade ao invés de quantidade, uma vez que “nós fizemos o conteúdo secundário para ser tão grande quanto a história principal. No começo, a equipe de desenvolvimento preparou ainda mais conteúdo, mas nós não teríamos sido capazes de fazer tudo sem tomarmos atalhos, então nós priorizamos a qualidade. Nós não seríamos capazes de concluir o jogo de outra forma. Apesar disso, o jogo é bem grande, existem vários lugares para visitar e você pode até se mover por aí usando veículos em alguns pontos.”

Por fim, Nomura enviou uma mensagem aos fãs e a todos esperando ansiosos por Final Fantasy VII Remake:

Tetsuya Nomura: “O Remake será lançado em breve, mas não estamos substituindo o FFVII original. O jogo original é a fonte de tudo e graças a isso, nós fomos capazes de criar uma experiência nova e única. Fãs do jogo original terão uma experiência nova e diferente em comparação com quando jogaram o original. E eu espero que aqueles que descobrirem tudo com o Remake gostem também. Essa é a primeira parte do Remake, mas ainda é um jogo totalmente completo, e você ficará satisfeito após jogá-lo. Depois que você experimentar o jogo, vocês definitivamente vão ter dificuldade de largá-lo. Por favor, esperem por ele.”

Existem ainda mais detalhes na entrevista original, traduzida para inglês pelo DualShockers, e você pode conferi-la clicando aqui.

Final Fantasy VII Remake será lançado exclusivamente para PS4 no dia 10 de abril.

Winz.io