Kingdom Hearts 3 Ultimania

Em uma entrevista disponível no livro Ultimania de Kingdom Hearts 3, Testuya Nomura explicou diversos pontos da história.

Essa mesma entrevista possui as informações que já noticiamos anteriormente, como que haverá um novo jogo ainda da série antes de KH4 e que as licenças de Star Wars e Marvel não são tão simples de se trabalhar. Dito isso, considere como SPOILERS o que vem a seguir (só leia se você terminou Kingdom Hearts 3 ou não se importa com spoilers da história).


Nomura explica que a ideia para todo o arco Dark Seeker foi pensado desde a época de Kingdom Hearts 2, com algumas mudanças ao longo do tempo para acomodar algumas atualizações na história, a medida que novos títulos iam sendo lançados.

O personagem Xigbar, que em KH 3 teve sua identidade revelada como o Foreteller Luxu, não foi exatamente criado com esse plano em mente, mas Nomura teve a ideia de que o personagem teria um “papel muito importante”. Após ver a atuação do dublador japonês de Xigbar, Houchu Otsuka, Nomura pensou que um personagem com aquela voz definitivamente teria algo suspeito por trás de suas ações.

Outro esclarecimento dos momentos finais de KH 3 é o conceito onde Sora aparentemente morre e aparece no Final World. Nomura explica que tal mundo é um local intermediário entre a vida e a morte, conectado com o Station of Waking, local onde todos os KH numéricos começam, com o céu escuro e o chão de vidro. O Final World foi criado para que Nomura pudesse mostrar de forma mais concreta o conteúdo do coração de Sora, um lugar similar a um portal para o coração da pessoa. No jogo, a morte e o sono são intimamente interligados, Nomura então explica que se a pessoa está com o coração em um estado de sono e se encontra no Station of Waking, a ideia é de que ela seria movida de lá para o Final World.

Porém, as informações mais interessantes são sobre o epílogo e o final secreto. Sobre o epilogo, Nomura explica que quando Xigbar termina sua missão dada pelo Master of Masters, ele quis dizer a missão dada para entregar a Keyblade para o MoM no futuro, além de uma segunda missão secreta, que ainda será revelada.

Ele brinca com teorias relacionadas ao conteúdo dentro da Black Box, dizendo que é uma “surpre-sa!”, como o Master of Masters diria. Além disso, as peças de xadrez que aparecem no fim seriam os aprendizes do Master of Masters, junto com uma peça branca, onde o entrevistado brinca se seria Sora, e no qual Nomura não confirma nem desmente a ideia, e que tudo isso são pistas para o próximo arco da franquia.

Sobre o mais enigmático dos vídeos, o final secreto, Nomura confirma que a cena se passa logo depois do desaparecimento de Sora no final do jogo, sendo que o local é uma versão de Shibuya, mas que não seria nem a Shibuya do nosso mundo nem a do jogo The World Ends With You, mesmo com as semelhanças e o prédio com o número 104. O local que Riku cai, entretanto, é o mundo que acabará se tornando Verum Rex, com o personagem que aparece em cima do telhado de um prédio sendo o Yozora, protagonista do jogo fictício que aparece no mundo do Toy Story.

Nomura admite que provavelmente muitos irão comparar o cenário de Verum Rex com a versão cancelada de Final Fantasy Versus XIII, e que algumas ideias entre essas duas criações acabarão se “sobrepondo”. Porém, Nomura quer deixar claro que os dois mundos são completamente diferentes e não tem relações entre si. No fim, Nomura também confirma que a pessoa de capuz que aparece ao final do vídeo fazendo o formato de coração é realmente o Master of Masters, e que somente ele seria capaz de fazer algo tão “bobo”, brinca Nomura.

Alguns outros detalhes menores e curiosidades foram esclarecidos:

  • A frase “Eles pode tomar seu mundo, eles podem tomar seu coração” que Sora diz no início do jogo espelha os acontecimentos do final do jogo, mas Nomura diz que essa não é a única interpretação que pode ser dada.
  • No Final World, Sora diz para Naminé que “alguém especial que eu conheço não vai te desapontar”. Essa pessoa é Riku, que tem os sentimentos do Riku Replica, que salva Naminé no fim do jogo. Naminé tem uma conexão especial com Riku Replica, revela Nomura.
  • Ansem e Ienzo criaram Naminé sem o coração de Kairi pois ela tinha sido derrotada duas vezes em Keyblade Graveyard, com o coração de Naminé indo parar no Final World. Nomura diz que vai detalhar esses acontecimentos no futuro.
  • No Final World, há uma estrela sem nome, no qual Nomura ainda não pode revelar sua identidade, mas que Sora sabe seu nome.
  • A explicação para Sora voltar do Final World para exatamente antes dos seus amigos serem derrotados em Keyblade Graveyard é de que o renascimento de Sora reescreveu a realidade para antes de seus amigos perderem seus respectivos corações. Isso criou uma singularidade na cronologia e a realidade onde eles foram derrotados “nunca aconteceu”.
  • Roxas aparece no Keyblade Graveyard usando o corpo feito por Ienzo a partir da réplica dada por Vexen e Demyx. Isso foi feito da mesma maneira que Xion foi criada a partir das memórias de Sora, em KH 358/2 Days. Quando Roxas estava em um estado de que precisaria apenas do coração de Sora para voltar, os amigos de Sora e Roxas estavam correndo perigo. Assim, ele utilizou essa conexão para se teleportar até Keyblade Graveyard, onde o coração de Sora retornou para o seu novo corpo e o renascimento de Roxas foi completado.
  • Nomura diz que definitivamente deve mostrar como Ventus e Xehanort se conheceram, já que Ventus tem relação com um dos portadores da Keyblade de antigamente, junto com Marluxia e Larxene.
  • Terra deveria ter sido revivido após a derrota de Xehort e Xemnas em KH 1 e 2, porém, seu coração ainda estava agarrado ao de Xehanort e não pode retornar. Assim, apenas seu corpo foi trazido de volta. Xehanort então aproveitou a chance e trouxe de volta o antigo coração de Terranort e colocou nessa casca vazia.
  • Ao final de Dream Drop Distance, a Nova Organização XII não tem um décimo terceiro membro. Esse membro seria Xion. Fora ela, havia dois membros reservas, Demyx e Vexen. Esse elemento pode ser meio confuso, admite Nomura, e ele revela que deseja explicar isso no futuro.
  • Anteriormente, os membros da Nova Organização XIII iriam ter números identificando suas posições, mas Nomura admite que isso acabaria confundindo os jogadores, já que Xemnas, o antigo líder da Organização, acabaria sendo o número 3 da hierarquia.
  • Antes de sumir, Xehanort não termina a frase “Adeus Sora. Seu tempo neste mundo está…”, e Nomura revela que ele iria dizer “Seu tempo neste mundo está acabando”, dando a dica para o que iria acontecer no final da história.
  • Lea insiste em ser chamado de Axel após ver Kairi como Xion, fazendo-o lembrar de que ser chamado de Axel era algo importante para ser reconhecido pelos personagens Roxas e Xion.
  • Maleficent descobriu sobre a Black Box após ser derrotada em KH 1 e viajar no tempo para a época de KH Union Cross. Essa habilidade de retornar para o presente e ir para o futuro que Maleficent usou está conectado em como os personagens dos tempos antigos acabarem aparecendo no tempo presente. Maleficent pensa que o Book of Prophecy está na Black Box, e Nomura revela que isso será detalhado em breve no jogo Union Cross.
  • Nomura queria explorar mais as origens de Xehanort e de como ele se transformou do menino que vemos jogando xadrez com o jovem Mestre Eraqus até os eventos de BBS. Porém, se Nomura contasse essa história, KH 3 não seria o último capítulo do arco Dark Seeker, e que a ideia de contar essa história está engavetada por enquanto.
  • Em Scala ad Caelum, há uma torre de relógio muito parecida com a que aparece em Daybreak Town, de KH Union Cross. A semelhança foi intencional, e Nomura confirma que a cidade foi construída em cima das ruinas de Daybreak Town.
  • O chefão secreto No Heart de Birth by Sleep Final Mix é uma versão de Xehanort. Mais especificamente, uma armadura que o vilão utilizou há muito tempo atrás. Em KH 3, ele está usando uma versão atual da armadura.
  • Os “mestres perdidos” eram realmente o MoM e seus seis aprendizes Foretellers.
  • A carta que Luxord dá antes de desaparecer pode ser um fator importante para o retorno de Sora e será usada futuramente.

Winz.io