Há um ano, a problemática desenvolvedora Starbreeze vendeu System Shock 3 de volta à OtherSide Entertainment e garantiu aos jogadores que o game estava “mais do que a metade do caminho” de seu desenvolvimento e sob o olhar atento do veterano da indústria, Warren Spector.
No entanto, parece que os problemas nunca desapareceram. Isso de acordo com um ex-desenvolvedor, que usa o nome “Kin Corn Karn” no RPG Codex.
Kin Corn Karn não conseguiu dizer se o System Shock 3 foi oficialmente abandonado, mas confirmou que nenhum dos criadores de conteúdo original está empregado pelo estúdio. Ele também revelou que a equipe estava bem atrasada no desenvolvimento de conteúdo.
“A única razão pela qual estou postando é porque vi tanta confusão sobre o estado da empresa e o projeto que pensei que algumas informações em primeira mão seriam bem-vindas. Eu nunca sugeri que estávamos na metade do caminho, os sistemas principais são uma excelente base para um jogo, mas a maior parte do trabalho é o desenvolvimento de conteúdo, no qual estávamos criticamente atrasados, tanto em materiais reais quanto no suporte de ferramentas para um prazo realista.
O fracasso do projeto foi algo correto? É difícil dizer. Se a Starbreeze não tivesse entrado em crise, acho que entregaríamos algo interessante com uma jogabilidade nova e inovadora, mas um jogo muito menor do que o que as pessoas estavam esperando e inevitavelmente decepcionante para uma sequência de uma franquia tão amada”.
System Shock 3 foi anunciado pela primeira vez em 2015 para PC e “outras plataformas”, o que supõe-se que o PS4 seria uma delas. Tanto em março quanto em setembro de 2019 tivemos alguns teasers do game.