Museu Nacional da Natureza e da Ciência do Japão seleciona o PS2 como Patrimônio Tecnológico Futuro

PS2

Nesta semana, o Museu Nacional de Natureza e Ciência anunciou que havia selecionado 18 itens, incluindo o PlayStation 2, o primeiro console de videogame doméstico do mundo com capacidade de reprodução de DVD lançado pela Sony em 2000, como ‘Materiais Históricos Importantes de Ciência e Tecnologia (apelidado de Patrimônio Tecnológico Futuro)’ a serem passados ​​para as gerações futuras.

O PlayStation 2 foi reconhecido por seus belos gráficos, que permitiram uma expressão realista impressionante, e por sua contribuição para a disseminação dos DVDs.

O Prêmio Patrimônio Tecnológico Futuro abrange toda a ciência e tecnologia do Japão, com tecnologias selecionadas que demonstram a singularidade do país e contribuíram para elevar o status internacional do Japão.

O museu coleta espécimes e outros materiais relevantes para a história da ciência e tecnologia, que tiveram um impacto significativo na vida, economia, sociedade e cultura entre todos os materiais científicos e tecnológicos no Japão e os preserva para as gerações futuras.

Veja abaixo o motivo do PS2 ter sido selecionado, de acordo com o próprio museu:

Este material é o primeiro console de videogame doméstico do mundo com capacidade de reprodução de DVD. Lançado em 2000 como PlayStation 2, ele tinha uma CPU de 128 bits, as especificações básicas mais avançadas para um console de jogos na época, e suportava som surround e conexão com a Internet. Seus belos gráficos estavam no mesmo nível dos consoles de jogos de arcade da época, permitindo uma expressão realista que fazia os jogos parecerem impressionantes. Desde então, o mainstream da evolução gráfica mudou para os consoles domésticos. Lançado a um preço menor do que o DVD player médio da época, ele contribuiu para a disseminação dos DVDs. É importante como um produto que tornou a multimídia prática uma realidade.