MultiVersus

Apesar de ser um título relativamente novo, MultiVersus já possui um histórico deveras curioso. Após um breve período de testes beta públicos, o jogo foi oficialmente lançado, recebeu suporte sob a forma de passes de temporada e adições de diversos personagens e cenários novos, até que, subitamente, foi removido e desativado poucos meses mais tarde, sob a alegação de que a versão então disponível ainda tratava-se de uma beta. Agora, quase um ano depois, o jogo está prestes a ser relançado com mudanças e novidades.

Para quem não sabe, ou não lembra, MultiVersus é um smashlike desenvolvido pela Player First Games que faz grande proveito de múltiplas propriedades intelectuais da Warner Bros. Tal qual demais jogos no gênero, suas principais características são a simplicidade nos comandos e o objetivo de eliminar seus oponentes lançando-os para fora do cenário. Você pode ter uma visão mais detalhada do jogo lendo nosso artigo de impressões publicado em idos de seu primeiro lançamento.

MultiVersus

Neste relançamento de MultiVersus, o jogo não apenas foi atualizado para uma versão mais recente da Unreal Engine como também recebeu diversas novidades sob a forma de personagens, cenários, mecânicas, modos e, claro, maior número de franquias representadas nesse crossover épico.

Tivemos acesso limitado a uma beta fechada, durante um breve período de tempo (que, infelizmente, não estava em sincronia com a loucura de nosso cotidiano proletariado) e apenas para Steam — mas não se preocupe, pois o jogo retornará às plataformas PlayStation 4 e PlayStation 5 —, e hoje podemos compartilhar algumas dessas novas impressões.

A primeira coisa que chama atenção em um jogo de luta, especialmente em um que gira em torno de crossovers, diz respeito aos personagens jogáveis. Todos os personagens previamente disponíveis, inclusive aqueles adicionados após o lançamento inicial, retornam e recebem a companhia de alguns novatos: Jason Voorhees, de Sexta-Feira 13(!); Guarda Banana, de Hora de Aventura; e Coringa, indubitavelmente o vilão mais emblemático de Batman. Embora não estivesse disponível como personagem jogável, uma das sequências de missões na beta indicava que o Agente Smith, do universo de Matrix, seria a próxima inclusão — e, de fato, seu anúncio ocorreu poucos dias atrás. A pergunta agora é: quem será o próximo?

MultiVersus

Como um bom ‘smashlike’, a jogabilidade de MultiVersus é dinâmica e viciante, e repleta de momentos imprevisíveis a cada nova partida. Além dos modos já estabelecidos de partidas 1v1 e 2v2, o jogo agora passa a contar com o modo Fendas, que é, de certa forma, similar às campanhas que vimos em Nickelodeon All-Star Brawl 2, e que pode ser jogado sozinho ou com um amigo através do modo online.

De forma sucinta, você escolhe um dos caminhos disponíveis e percorre um trajeto que não se limita exclusivamente a lutas convencionais. Tivemos inúmeros problemas de conexão com o servidor durante o nosso curto período de teste, portanto nossas impressões do modo são limitadas, mas vimos ao menos uma rodada onde o personagem era inserido em um tanque de guerra e devia proteger um cristal. Cada rodada tem uma série de desafios secundários que ajudam a evoluir as incontáveis sequências de missões existentes no jogo e medem seu progresso naquele caminho, assim servindo para destravar recompensas variadas para seu perfil.

MultiVersus

O primeiro dos caminhos, chamado Caos Multiversal!, ainda contava com uma cena de abertura em computação gráfica bem bacana para fazer a introdução — mesmo que desnecessária — do Coringa. Esse recurso não estava presente no segundo caminho disponível, mas ambos faziam extensivo uso de diálogos entre diferentes personagens para acrescentar uma breve narrativa ao modo.

Outro aspecto que precisamos destacar está na localização. A dublagem em português brasileiro continua excelente, e as constantes interações entre os personagens de universos completamente diferentes são divertidas (mesmo que acabem por repetir-se com frequência), mas muitos dos textos surgiram em inglês ao invés. Por vezes, sequências de diálogos alternavam entre os dois idiomas, inclusive. Por se tratar de uma beta fechada, suspeitamos que esse problema será sanado até o lançamento, bem como a disponibilidade de servidores para que todos possam acessar o jogo sem problemas.

MultiVersus

MultiVersus tem seu relançamento programado para próxima terça-feira, dia 28, e certamente estaremos lá para apreciar todas as novidades com mais calma. É um jogo divertido e que merece atenção, além de possuir potencial enorme para suporte a longo prazo — e, o melhor de tudo, é gratuito.

Preview elaborada com acesso fornecido pela WB Games a um teste para PC. Jogo estará disponível para PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series também.