LittleBigPlanet

De acordo com o cofundador da Media Molecule, Mark Healey – que também é o diretor criativo de LittleBigPlanet, sua sequência e Dreams –, no início da criação do LBP, a Microsoft estava “à espreita” e tentando “roubar” o jogo da Sony.

Em uma nova entrevista ao MinnMax (a qual também revelou que o próximo jogo do estúdio deve ser algo normal e não uma ferramenta), via Kotaku, Healey detalha a história de LittleBigPlanet, seus sentimentos sobre os servidores LBP3 serem desligados para sempre e muito mais. Mas talvez a história mais interessante da entrevista seja a história de como a Microsoft tentou intervir e agarrar o jogo pós-GDC 2007. Na ocasião, a Sony já tinha financiado seis meses de desenvolvimento.

“O engraçado é que na verdade não tínhamos nada por escrito para dizer que iríamos continuar [com a Sony] ou que eles eram donos do que estávamos fazendo, é o que me lembro disso”, disse Healey, que saiu da Media Molecule em 2023.

“E, na verdade, eu me lembro que depois que mostramos [a demonstração de LittleBigPlanet] na GDC…alguém da Microsoft estava à espreita. E eles estavam tentando nos impedir, digamos assim, de ir com a Sony. E, tecnicamente, poderíamos ter feito [isso]. Poderíamos ter pensado, ‘sim, dane-se, vamos com a Microsoft. Eles provavelmente vão nos dar muito dinheiro’”.

Mas Healey diz que o pessoal da Media Molecule sentiu que fazer isso seria “muito errado” e “moralmente corrupto”. “[A Media Molecule e um representante do Xbox] saíram e ficaram um pouco bêbados”, disse Healey, “E foi literalmente – quando estávamos deixando o cara (do Xbox) em seu hotel – ele estava tipo ‘ah merda, eu estava em uma missão aqui! Eu tenho pelo menos dizer alguma coisa’”.

“E ele disse: ‘ah, vocês, a propósito, pessoal, vocês sabem que ficaríamos felizes em blá, blá, aceitá-los se quiserem embarcar conosco’ ou algo assim. E você poderia dizer que ele estava quase envergonhado de dizer isso, porque teria sido uma coisa muito perversa de se fazer”, diz Healey.

Healey então esclareceu ao MinnMax que, pensando bem, parece estranho que a Sony não tenha escrito nada sobre LittleBigPlanet depois de financiá-lo. Ele sugeriu que alguns dos detalhes podem ter sido confundidos e que “deve ter havido alguma coisa legal em vigor para dizer que [a Sony] era propriedade [de LBP]”. Mas ele não tinha certeza e outros lhe disseram que, pelo menos no início, não era esse o caso.

Independentemente disso, quando questionado se LittleBigPlanet poderia ter sido uma franquia do Xbox em uma linha do tempo alternativa, Healey foi direto: “não, isso nunca teria acontecido”, e acrescentou que a Media Molecule gostou de trabalhar com a Sony e desenvolveu relacionamentos com pessoas da empresa.

Abaixo você pode conferir a apresentação de LittleBigPlanet na GDC 2007.