Uma das respostas da Microsoft ao protesto da Sony contra a aquisição da Activision Blizzard é que a Nintendo se sai bem sem Call of Duty. No entanto, em um relatório recente listando observações sobre a declaração da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido sobre a venda, a Sony insinua que a Microsoft acha que o PlayStation deveria se tornar como a Nintendo.
Enquanto a Sony e a Microsoft competem diretamente, a Nintendo conquistou um nicho que lhe permite prosperar sem enfrentar o PlayStation e o Xbox. A Microsoft argumenta que isso prova que a Sony está exagerando a importância de Call of Duty para seu console. No entanto, a Sony discorda dessa afirmação:
“A Microsoft argumenta que a Nintendo teve sucesso sem acesso ao Call of Duty. Não é esse o ponto. A decisão identifica um amplo corpo de evidências mostrando que a Nintendo oferece uma experiência diferenciada para Xbox e PlayStation porque está focada em jogos para toda a família que são muito diferentes dos jogos PEGI 18+ FPS como Call of Duty. Isso é corroborado pelos documentos internos da Microsoft, que, segundo a CMA, mostram que: ‘em geral, os documentos internos da Microsoft rastreiam o PlayStation mais de perto do que a Nintendo, com a Nintendo frequentemente ausente de qualquer avaliação competitiva interna’.
A Microsoft afirma que o modelo diferenciado da Nintendo demonstra que o PlayStation não precisa de Call of Duty para competir de forma eficaz. Mas isso revela a verdadeira estratégia da Microsoft. A Microsoft quer que o PlayStation se torne como a Nintendo, para que seja um concorrente menos próximo e menos eficaz ao Xbox. Após a transação, o Xbox se tornaria o balcão único para todas as franquias de jogos de tiro mais vendidas no console (Call of Duty, Halo, Gears of War, Doom, Overwatch), como explica a decisão, e então seria gratuito de sérias pressões competitivas.
Resumindo, os jogos da Activision, em particular, Call of Duty, são críticos para o PlayStation”.
Nesse mesmo documento, tivemos a informação de que o PlayStation 6 deve ser lançado depois de 2027.