Activision Blizzard Microsoft Xbox

A Sony Interactive Entertainment afirmou estar confiante de que a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido tentará proibir a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

O regulador do Reino Unido expandiu recentemente sua investigação sobre o acordo de US$ 68,7 bilhões devido a uma série de preocupações antitruste, que delineou em um comunicado publicado em meados de outubro.

Notavelmente, há uma preocupação com o impacto que o acordo poderia ter na capacidade da PlayStation de competir, já que a fusão faria com que a Microsoft ganhasse a propriedade da série Call of Duty.

Em uma resposta recém-publicada à declaração da CMA (via VGC), a Sony expressou confiança de que o regulador concluirá que a fusão provavelmente resultará em uma redução substancial da concorrência e, portanto, deve ser bloqueada.

A Sony afirma que, se a Microsoft obter o controle exclusivo do conteúdo da Activision, todos os desenvolvedores independentes seriam prejudicados e a Microsoft poderia aumentar os preços de jogos, hardware e assinaturas. “A SIE está confiante de que a investigação da fase dois da CMA confirmará que a transação provavelmente diminuirá substancialmente a concorrência e deve ser proibida”, afirmou.

A Sony continua argumentando que Call of Duty é “insubstituível” e que a propriedade da Microsoft sobre ele faria pender o equilíbrio de poder tão fortemente a seu favor que, em última análise, a PlayStation pode ser incapaz de competir. “A Microsoft controlaria o conteúdo insubstituível que impulsiona o envolvimento do usuário”, escreveu. “Pós a transação, a Microsoft controlaria o conteúdo da Activision, que gera [redigido] vezes mais engajamento do usuário no PlayStation do que todos os títulos originais de melhor desempenho da SIE juntos”.

Embora a Microsoft tenha afirmado recentemente que ofereceu à Sony um acordo que manteria a série Call of Duty no PlayStation por uma década, a Sony argumenta que, após a transação, “a Microsoft teria a capacidade e o incentivo de excluir ou restringir rivais, incluindo PlayStation e PlayStation Plus, de ter acesso ao Call of Duty”.

De acordo com a declaração da Sony, durante suas investigações iniciais, a CMA coletou dados mostrando que os jogos da Activision e da Microsoft representam 30-40% de todos os minutos jogados em consoles no Reino Unido. Se a Microsoft obtivesse o controle exclusivo do conteúdo da Activision, a Sony argumenta que os consumidores, concorrentes e desenvolvedores independentes seriam todos prejudicados.

“No médio prazo, um número significativo de usuários do PlayStation provavelmente mudaria para o Xbox e/ou Game Pass”, afirmou. “Diante de uma concorrência mais fraca, a Microsoft seria capaz de: aumentar os preços dos consoles e jogos para os usuários do Xbox (incluindo aqueles que deixaram o PlayStation); aumentar o preço do Game Pass; e reduzir a inovação e a qualidade”. A companhia crescenta: “a estratégia de encerramento da Microsoft prenderia muitos consumidores ao Xbox, incluindo usuários existentes do Xbox que jogam Call of Duty e aqueles que estão mudando do PlayStation para jogar Call of Duty. Esses usuários presos se tornariam menos propensos a mudar em resposta a qualquer ação pró-competitiva por parte da SIE”.

Em sua resposta à declaração de problemas da CMA, a Sony argumenta que controlar o conteúdo da Activision reduziria a demanda por serviços de assinatura de vários jogos do PlayStation Plus para o Xbox Game Pass.

A CMA estabeleceu o prazo de 1º de março de 2023 para publicar as conclusões de sua investigação aprofundada sobre o acordo. Se constatar que existe um resultado anticompetitivo, deve então “decidir se medidas devem ser tomadas por ele ou por outros para remediar, mitigar ou impedir a diminuição substancial da concorrência” e, em caso afirmativo, que ação deve ser tomada.

Em última análise, o CMA tem autoridade para impedir que fusões e aquisições sejam concluídas se o que ele determina ser a ação apropriada não for tomada para lidar com uma diminuição da concorrência.