O criador de Rayman e Beyond Good and Evil, Michel Ancel, revelou um pouco mais sobre os problemas que Beyond Good and Evil 2 vem sofrendo em seu desenvolvimento. Segundo ele, o problema tem sido culpas de conflitos na gestão do projeto.
Anunciado ainda em 2008, o título havia passado um longo período em silêncio até ser revelado novamente em 2017, seguido de um novo vácuo de informações, não havendo qualquer sinal sobre o lançamento do jogo, especialmente após Ancel deixar a Ubisoft em 2020 dizendo que iria deixar a indústria de videogames como um todo.
Agora, em uma entrevista ao site Superpouvoir (via VGC), Ancel deu sua visão sobre o que deu errado com Beyond Good & Evil 2 durante o seu tempo na empresa, dizendo que ele sentiu que conflitos entre os gerentes do projeto foram o principal problema.
“Em alguns projetos, nós criamos grandes desafios para nós mesmos e assumimos equipes com paixão, mas sem saber por quanto tempo ou o quão complexo o caminho à frente será”, Ancel explicou. “Paixão é uma energia fabulosa, mas isso também pode levar a embates entre entusiastas. Em Beyond Good & Evil 2, por exemplo, haviam muitos problemas entre gerentes.
“O Diretor de Arte queria refazer tudo várias e várias vezes, o diretor do jogo queria um jogo de dungeons generativas e eu estava sonhando com uma aventura especial. Nós simplesmente não conseguíamos concordar e o diretor do jogo levou o projeto em outras direções.
“Nesse tipo de situação, as equipes eram jogadas de um lado pro outro e não sabem que é o responsável e quem está tomando as decisões. O produtor deveria trazer ordem para a situação, mas isso não aconteceu. Yves Guillemot até teve que ir até Montpellier para colocar as coisas de volta no eixo, mas não foi suficiente e o diretor do jogo continuou com sua teimosia.”
Ancel também disse que ele estava incomodado por ter sido citado em algumas notícias como uma das principais razões dos problemas do jogo, mas ele assumiu a responsabilidade por não falar mais. “Quando eu li no [jornal francês] Libé que eu era o responsável pelo jogo e estava pedindo por mudanças, eu pensei que eu ia engastar”, ele se lembrou. “Beyond Good & Evil 2 é um dos jogos onde eu acho que menos questionei uma decisão. Eu ficaria deleitado em discutir isso com os acusadores.
“No fim do dia, é tudo um caso de gerentes apaixonados não se dando bem. Eu acredito que há algum tempo, essas pessoas foram demitidas e o projeto encontrou um balanço com novos gerentes.
“Esses problemas de gestão são, é claro, muito runs para as equipes. Tudo isso só mostra que não é um trabalho fácil – muitos egos e muito em jogo, com espaço para melhorias na gestão de pessoas.”
Ele adicionou: “não havia um grande vilão, mas toda uma série de pequenos problemas que continuavam sem solução no nível de gestão, incluindo a mim mesmo. Eu tenho minha parcela de responsabilidade e eu deveria ter defendido o projeto melhor, sido mais presente e mais conciliador com a equipe”.
O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, disse em 2020 que Beyond Good & Evil 2 estava “indo muito bem”, depois de pedirem a ele uma atualização sobre o status de desenvolvimento do jogo durante uma conferência de acionistas após a partida de Ancel. Quatro anos depois e cerca de 16 anos após o anúncio inicial do projeto, a Ubisoft segue sem mostrar nada substancial sobre o jogo.
Apesar disso, ela promete que o jogo segue em desenvolvimento, com o remaster esse ano para comemorar o aniversário de 20 anos do jogo, Beyond Good & Evil 20th Anniversary Edition, contendo uma nova missão que a publisher disse que “revela mais sobre a ligação narrativa com Beyond Good & Evil 2, mostrando o duradouro compromisso da Ubisoft com a franquia.”