Marca PlayStation está em declínio no Japão

PlayStation 5

De acordo com a Instituição de Pesquisa Econômica ACE e do pesquisador Hideki Yasuda, a marca PlayStation apresenta um declínio no Japão e está gerando uma preocupação para os analistas de mercado.

O PS5 vendeu 240 mil unidades no país nas primeiras 6 semanas, o que categoriza o pior lançamento de um console da marca no Japão, ficando afrente apenas do PSP. Comparado com demais consoles já lançados e avaliando a perspectiva atual, o PS5 pode ter apenas metade dos números venda do PS4. Em uma análise quantitativa, Yasuda afirma que a Sony não está mais levando o mercado japonês a sério.

Hideki Yasuda ainda levanta fatos que indicam a mudança de foco da Sony com o tempo que pode justificar o declínio da marca no país:

  • Lançamento do PS4 no Japão aconteceu meses após o lançamento na América.
  • Sony criou suas próprias regulamentações sobre restrição de conteúdo e censura nos jogos no Japão.
  • Vídeo de anúncio do PS5 não tem dublagem em japonês e tanto legenda quando fonte usada apresentam erros.
  • A inversão dos botões “Círculo” e “X” foi retirada e padronizada no mundo todo.
  • Estoque inicial de PS5 para o Japão foi similar ao do lançamento do PS3, muito devido aos problemas de produção.
  • Saída de funcionários importantes de estúdios japoneses.
  • Mudança da sede da Sony para Estados Unidos em 2016.

Yasuda ainda aponta que, mesmo com o sucesso do lançamento do PS5, a companhia irá se arrepender do afastamento do mercado japonês no futuro. Isso inclusive corrobora o artigo do site Bloomberg, que apesar das negativas de Jim Ryan, afirma que a Sony não está mais priorizando o marketing da marca PlayStation no Japão.