Stray, o “jogo do gatinho” e disponível no PS Plus Extra e Deluxe, possui uma linguagem própria que um robô companheiro traduz para você.
Situado em Walled City 99 (inspirado na Kowloon Walled City da vida real), os habitantes robóticos conhecidos tornaram-se autoconscientes e desenvolveram sua própria cultura, incluindo uma misteriosa linguagem escrita.
O código criptográfico em que a linguagem foi escrita foi decifrado por Josh Wirtanen do site HalfGlassGaming:
Stray faz uso de uma cifra de substituição, em que cada letra do alfabeto criptografado tem um análogo em outro sistema. Nesse caso, cada um dos misteriosos símbolos de Stray se correlaciona com uma letra do alfabeto, como você pode ver acima.
Apesar da tradução funcionar muitas vezes, há situações durante o jogo em que há uma palavra e o a sua tradução não condiz exatamente com a imagem. Por exemplo, a palavra abaixo é usada para Grandma’s Clothing, The Market Place e, com ela de ponta-cabeça, Time will tell.
Stray é um jogo de aventura felina em terceira pessoa que se passa nos detalhados becos iluminados por neon de uma cibercidade decadente e nos sombrios ambientes de seu submundo. Vague os arredores superiores e inferiores, defenda-se contra ameaças inesperadas e resolva os mistérios desse lugar hostil habitado por nada além de droides tranquilos e criaturas perigosas.