A unidade de disco opcional para o novo modelo do PS5 exigirá uma conexão com a internet para sincronizá-lo com um console pela primeira vez.
Conforme visto na parte de trás da caixa do bundle com Call of Duty Modern Warfare 3, letras pequenas confirmam que os jogadores que comprarem o novo modelo com a unidade opcional serão obrigados a se conectar à internet para poder usar o leitor pela primeira vez.
É provável que seja uma medida de segurança para garantir que a unidade de disco seja legítima e não de terceiros. No entanto, levantou algumas preocupações de preservação. Como o acessório exigirá uma conexão com a Internet para verificação, chegará um momento em que os servidores necessários para verificar a licença não estarão mais operacionais. É possível que, quando isso acontecer, a Sony lance uma atualização que elimine o requisito e, de qualquer forma, é provável que isso aconteça muitos anos no futuro, muito depois de o PS5 ser o console principal da Sony.
Additional images of the Modern Warfare III PS5 Slim Bundle
Back says “150GB minimum.” Also says 90GB+ download required to play.
Bundle is available November 10th
(ty @_tlyer) pic.twitter.com/zAhx0lZWdu
— CharlieIntel (@charlieINTEL) October 24, 2023
Por que o PS5 precisa de internet para a sincronização?
O problema parece resultar da maneira como a Sony e a Microsoft emparelham as unidades de disco de seus consoles com suas placas-mãe.
Conforme explicado em um artigo de 2020 do site Wired (via VGC), cada unidade de disco possui uma placa-filha que é emparelhada com a placa-mãe do console, criando essencialmente um aperto de mão exclusivo para esse emparelhamento específico.
No artigo, o site Wired removeu as unidades de disco de dois consoles PS5 de lançamento e as trocou, mas os consoles se recusaram a reconhecer a outra unidade, apesar do hardware ser idêntico.
Isso pode ser em parte à Seção 1201 da Lei dos Direitos de Autor do Milênio Digital, que afirma que é ilegal “contornar uma medida tecnológica que controla efetivamente o acesso a uma obra protegida por direitos autorais”, que neste caso é o firmware na unidade de disco.
Como tal, para evitar a pirataria (e talvez reparações de terceiros), a Sony e a Microsoft utilizam o método de emparelhamento para garantir que cada console só pode funcionar com a unidade de disco específica atribuída a ela, o que significa que os usuários não podem modificar ou substituir a unidade.
O requisito inicial de conexão online para a unidade PS5 externa, então, pode ser uma verificação de segurança projetada para verificar a unidade e, em seguida, criar o emparelhamento exclusivo entre a unidade e o console.