Para celebrar os 20 anos de Final Fantasy IX, a Square Enix começou uma série de entrevistas com a equipe original de desenvolvimento do título.
A primeira entrevista, que foi com o designer Kazuhiko Aoki, já foi postada anteriormente em nosso site. Confira agora a segunda e terceira entrevista com o designer de personagens Toshiyuki Itahana e com o diretor Hiroyuki Ito, respectivamente.
Final Fantasy IX é geralmente conhecido como um título que trata de “retornar às raízes” dos jogos da série Final Fantasy. Há alguma cena do jogo que soa fiel a esse tema em sua mente?
Itahana: As partes de Final Fantasy IX que parecem um retorno às raízes de Final Fantasy… Eu acho que a cena em que o dirigível entra no castelo apoiado pelo céu noturno da cena de abertura pode ser um retrato por excelência de Final Fantasy.
Cada personagem principal de Final Fantasy IX carrega sua própria história de fundo nas batalhas que enfrentam. Você tem um favorito? Por favor, diga-nos o porquê também.
Itahana: Gosto muito de Vivi, mas devo dizer que Zidane pode ser o meu favorito. Forte, mas com uma espécie de compaixão pelos outros – ele é um verdadeiro herói em minha mente. O fato de ele ser um coringa que não se comporta como um herói o torna um personagem muito mais maravilhoso.
É claro que os personagens principais estão bem estabelecidos, mas existem alguns NPCs verdadeiramente inesquecíveis preenchendo o mundo de Final Fantasy IX também.
Itahana: Há muitos personagens no Final Fantasy IX, cujos antecedentes estou curioso. Como Baku conseguiu reunir a trupe de teatro Tantalus de um grupo tão diversificado de personagens, ou por que Cid era tão confiável por todos. E Vivi, por exemplo – como ele conseguiu o ingresso e chegou a Alexandria? Essa é apenas uma das coisas que eu ainda gostaria de saber. Quanto aos NPCs, eu realmente gosto de Marcus do Tantalus. Ele é o tipo de cara que trabalha nos bastidores apoiando seus companheiros, mas não tem medo de agir quando a situação exigir. Eu adoraria saber como ele veio se juntar a Tântalo.
Além de Baku e Marcus, Tantalus tinha muitos membros incomuns, como Zenero e seus irmãos também.
Itahana: A trupe de teatro Tantalus foi projetada principalmente pelo diretor de arte, Sr. Minaba. No início, durante o desenvolvimento, houve rumores de que Ruby era um oyama [termo tradicional do teatro japonês de Kabuki, referindo-se a um ator que interpreta papéis femininos], embora eu não tenha certeza de como acabou o conhecimento oficial sobre isso. As origens dos outros membros do Tantalus sempre foram um mistério, mesmo durante as etapas de planejamento do personagem. Um dia eu gostaria de ouvir sobre suas origens em profundidade.
Os personagens de Final Fantasy IX eram um pouco mais baixos em estatura do que os dos títulos FF lançados pouco antes de Final Fantasy IX. Havia uma razão para isso?
Itahana: Eu não fazia parte da equipe de desenvolvimento quando foi decidido que os personagens de Final Fantasy IX seriam mais curtos do que antes, então não sei o motivo. No entanto, acho que a maneira como os personagens são quase excessivamente expressivos com grande linguagem corporal exagerada parece ótima por causa de suas estatura mais curtas, e acho que combina muito bem com os motivos de “teatro” e “palco” que permeiam Final Fantasy IX.
As capturas de tela de CG sobrepostas às linhas de personagens que são reproduzidas quando o jogo é carregado são outra maneira memorável de Final Fantasy IX mostrar seus personagens.
Itahana: As poses de personagens dessa arte acabaram sendo usadas principalmente para fins promocionais e de interface do usuário. O diretor de arte, Sr. Minaba, e eu fizemos a arte, dando à equipe de computação gráfica idéias e depois pintando sobre a computação gráfica que eles retornaram para nós.
Achamos que a música do Sr. Uematsu teve um papel importante na expressão dos personagens e do mundo único de Final Fantasy IX. Existem músicas da trilha sonora que são particularmente memoráveis para você?
Itahana: Existem muitas músicas conhecidas de Final Fantasy IX, então eu gostaria de falar sobre uma que não chama muita atenção. Eu amo o “Quina’s Theme”. O ritmo da bateria quando a música começa – esse som forte e constante me dá muita coragem. Quando estou sobrecarregado ou realmente sinto a pressão de um prazo que se aproxima, no meio da noite, muitas vezes, ouço o Quina’s Theme enquanto trabalho.
Ouvimos dizer que você fez algumas comissões de ilustração de Final Fantasy IX para a Coca-Cola [comerciais e figuras exclusivas do Japão]. Existe algo que você tenha cuidado especialmente porque foi uma colaboração?
Itahana: O pedido para os personagens de colaboração da Coca-Cola veio quando o trabalho de design para o desenvolvimento de Final Fantasy IX estava quase terminado, então tive muito pouca dificuldade em projetá-los. Se Tantalus fosse a banda oficial da família real, imaginei que eles seriam uma trupe errante que chega a Alexandria uma vez por ano – essa é a imagem que usei ao projetar para a colaboração.
Final Fantasy IX tem muitos mini-jogos, muitos dos quais são bastante difíceis. Você lembra de alguma coisa em particular?
Itahana: O que eu mais joguei foi o Tetra Master, do qual participei do design. Mas o mini-jogo que mais se destaca na minha mente é provavelmente o questionário do Ragtime Mouse. Ele fez muitas perguntas difíceis! Minha música favorita para minijogos é do minijogo de luta com espadas – ‘Vamo’Alla Flamenco’!
Falando no mini-jogo de perguntas e respostas, Final Fantasy IX tem muitos monstros com movimentos incomuns. Você tem um monstro favorito?
Itahana: Eu já mencionei o Ragtime Mouse, então, além disso… suponho que Armstrong. Você pode ver as perninhas saindo do fundo e sempre balançando para frente e para trás. É muito fofo.
Houve outros acontecimentos interessantes ou coisas com as quais você lutou, das quais você se lembra particularmente do desenvolvimento?
Itahana: Nos créditos, sou classificado como designer de personagens, mas durante os estágios mais avançados do desenvolvimento, fiz uma super pintura de grandes imagens de fundo pré-renderizadas. Isso incluiu o ajuste de cores em áreas do plano de fundo que queríamos que os usuários se destacassem mais ou a redução da saturação de cores em áreas que não precisavam ser visualizadas muito. Você notará se verificar o mapa do pub de Alexandria, mas a saturação de cores é ajustada de forma que os locais onde o jogador possa se mover ou onde os personagens serão colocados sejam bem iluminados, e outros lugares que não tenham sua saturação de cores ajustada tão escuro que eles são quase cinza. As escadas também estão quebradas para impedir que o jogador tente subi-las – isso também é desenhado à mão. Foi um trabalho tedioso que exigiu muita paciência, mas eu aprendi muito sobre desenhar com isso.
Para nossa última pergunta, gostaríamos que você compartilhasse alguns de seus sentimentos sobre o trabalho em Final Fantasy IX, e uma mensagem para os muitos fãs que ainda o amam.
Itahana: Agora que seu vigésimo aniversário chegou, eu tenho ouvido muito sobre como o Final Fantasy IX é sempre altamente elogiado nas pesquisas sobre jogos FF no Japão e no Ocidente. Eu sinto que é um jogo com uma história atemporal, um tema fortemente estabelecido e personagens adoráveis e verdadeiramente únicos. No 20º aniversário de Final Fantasy IX, eu ficaria muito feliz se as pessoas que ainda não experimentaram este jogo o testassem ou as que o jogaram há 20 anos jogassem novamente. Espero que cada jogador encontre um personagem que ressoe com eles.
Obrigado pelo seu tempo hoje!
Você costuma ouvir a frase “voltando às raízes” quando se trata de Final Fantasy IX. Essa direção estava presente antes do desenvolvimento começar?
Ito: Costumo me deparar com perguntas como ‘Qual é o conceito deste jogo!?’ e sinceramente quero responder às pessoas com ‘Quem disse que deve haver um conceito?’. Mas, infelizmente, no mundo adulto há algumas coisas que você não pode evitar. Então, sim, a frase difícil de definir “retornando às raízes” já estava em vigor anteriormente. O que quero dizer com difícil de definir é que exatamente as “raízes” em que estaríamos “voltando” não estavam muito claras.
Obviamente, as raízes desta série são Final Fantasy I. Então, criamos outro jogo como Final Fantasy I? Ou tentamos lembrar os sentimentos de quando Final Fantasy I estava originalmente em desenvolvimento, essencialmente voltando às nossas raízes como criadores de jogos? Ou apelamos à multidão nostálgica, criando um título parecido com os jogos que amamos no passado? Não é uma coisa específica e, além disso, todo desenvolvedor tem seus próprios sentimentos em relação ao trabalho.
No entanto, parece que, com o tempo, sem a intenção específica de ninguém, essas palavras acabaram permeando a mentalidade que tínhamos durante a criação do jogo, os conceitos do jogo e o caráter do próprio produto.
Além disso, as questões altamente dedutivas do que realmente significa ser humano, que papel as circunstâncias desempenham, consideração pelos outros, bondade, ódio – acho que todos esses conceitos foram refletidos no jogo.
Em outras palavras, acho que talvez voltar à verdadeira natureza das coisas seja o que “voltar às raízes” poderia significar neste caso. Esse pode ser o tema principal de Final Fantasy IX.
Agora, qual era a pergunta mesmo?
Nós sentimos que as composições de Uematsu desempenham um papel importante na expressão do mundo de Final Fantasy IX. Se houver alguma música em particular que se destaque em sua memória, informe-nos.
Ito: Claro, o tema principal. Às vezes, retratado com uma melodia eletrônica simples, outras vezes com uma orquestra inteira, repetida exaustivamente desde o primeiro título de Final Fantasy e ainda usada hoje – você sabe que está jogando um jogo de Final Fantasy quando o tema principal é apresentado. É a minha música favorita, então, quando estou trabalhando para o Final Fantasy, está tocando sem parar na minha cabeça (ou pelo menos é isso que eu gostaria que acontecesse).
Outra música que eu gosto é o prelúdio. Durante o desenvolvimento, o Sr. Uematsu afirmava embaraçosamente que “a composição da música é simples, basta jogar C, D, E e G ou o que quer que seja, e lá vai você”. Se houver um piano em algum lugar e você quiser impressionar quem estiver por perto, basta tocar C, D, E e G subindo uma oitava de cada vez!
Se você tem algum pensamento sobre trabalhar em Final Fantasy IX ou palavras para muitas pessoas que continuam adorando o jogo até hoje, seria ótimo se você estivesse disposto a compartilhá-las.
Ito: Sinto um grande orgulho em saber que, mesmo 20 anos após o lançamento, Final Fantasy IX continua sendo um título tão amado. Sou da opinião de que um jogo não está completo quando está nas prateleiras para venda, mas sim quando os fãs o jogam e acham divertido e interessante. Muito obrigado a todos por manter viva a memória de Final Fantasy IX todos esses anos. Espero que continuem sendo fãs de Zidane e de todos os outros personagens, e do próprio Final Fantasy IX, nos próximos anos!
Obrigado pelo seu tempo hoje!