Konami

A Konami anunciou hoje que, a partir do próximo dia 01 de fevereiro, que irá realizar uma reestruturação do seus departamentos internos, incluindo a sua divisão de desenvolvimento de jogos.

Entre os planos de reestruturação, está o anúncio da dissolução da Production Division 1, Production Division 2 e Production Division 3 para “melhor responder ao rápido mercado que nos cerca”. Esse anúncio levou a um rumor de que a Konami estaria fechando a sua divisão de desenvolvimento de jogos, o que não é o caso.

Essa consolidação anunciada pela Konami é similar ao processo que a Sega e a Square Enix anunciaram em 2019 e teve efeito em 2020, no qual diversas divisões internas foram dissolvidas e incorporadas por outras divisões (por exemplo, à época, a Square Enix possuía 12 divisões que foram consolidadas em 4).

Através do próprio anúncio da Konami é possível verificar que os antigos diretores das Production Divisions já possuíam cargos compartilhados entre eles e os Production Departments que agora passarão a incorporar as antigas atribuições dessas divisões.

O analista de mercado Daniel Ahmad confirmou que a intenção é ter as equipes “focadas em áreas de crescimento da indústria” e que essa reestruturação é similar a uma que a própria Konami já havia realizado em 2015. Portanto, não existe qualquer indício de que a Konami irá fechar ou que as IPs foram ou serão vendidas para outras desenvolvedoras.