Resident Evil Village

Entre os diversos gêneros de jogos eletrônicos existentes, os de sobrevivência estão entre os preferidos dos gamers de todo o mundo. A experiência de ter que superar as adversidades em um ambiente hostil e desconhecido sempre atraiu os jogadores, independentemente da sua faixa etária, gênero ou condição socieconômica.

Como sobreviver

Na vida real, em situações adversas ou de periculosidade, ter consigo alguns itens essenciais logo no início da jornada poderia significar manter-se vivo e suprido em relação às necessidades mais básicas. Uma mochila com tudo o que é necessário para sobreviver durante as primeiras 72 horas, incluindo um kit com itens de sobrevivência, tais como lanterna, chaves de fenda e até mesmo um power bank e um adaptador universal, seria essencial em cenários precários e desafiadores. Nos “survival games” (termo em inglês), por outro lado, a busca por suprimentos é um dos maiores atrativos.

Isso ocorre porque na maioria dos jogos de sobrevivência não é possível dispor dessa regalia, uma vez que, inicialmente, o jogador surge sozinho, em algum local isolado, e com o mínimo necessário de recursos para manter-se vivo. A partir daí, ele precisa adquirir outros recursos para aumentar sua autonomia, enquanto busca o caminho para sair daquela situação e salvar-se definitivamente. Além disso, tem que monitorar constantemente os recursos disponíveis, tais como energia e suprimentos, além de aspectos vitais, como força e hidratação, para não terminar a sua jornada prematuramente.

Em geral, os jogos de sobrevivência apresentam uma progressão mais lenta, o que pode não agradar aos aficionados por jogos de ação que, de acordo com uma pesquisa do Datafolha, são 39% dos gamers brasileiros. Porém, a necessidade de se dedicar ao máximo para manter seu personagem vivo e, de certa forma, identificando-se com ele no decorrer da aventura, proporciona uma grande imersão na história. Essa e outras características dos jogos de sobrevivência garantem muito divertimento para a sua imensa legião de fãs.

Tipos de jogos

Existem vários tipos de jogos de sobrevivência, entre os quais destacam-se:

  • survival horror;
  • sandbox.

No survival horror, ou terror de sobrevivência, o jogador logo descobre que não está sozinho. Dependendo do tema do jogo, ele pode ter a desagradável companhia de animais ferozes, zumbis ou mesmo outros seres humanos hostis, com os quais terá que lutar se quiser continuar vivendo. Entre os títulos mais famosos dessa modalidade estão os games da série Resident Evil, baseados nos filmes de mesmo nome.

Nos jogos do tipo sandbox, ou “caixa de areia” em português, o jogador está confinado em um mundo e seu objetivo não é escapar, mas sim evoluir dentro dele. Ele precisa igualmente acumular recursos para sobreviver, porém tem como objetivo secundário explorar o território e construir comodidades, tais como abrigos e pontes, que irão facilitar sua permanência naquele ambiente. Sem sombra de dúvida, o game Minecraft é o mais famoso dessa modalidade, pois consegue agradar aos públicos de todas as idades.

Conclusão

Os games de sobrevivência podem ser jogados tanto no modo offline (sem conexão com a internet) quanto online (conectados à Web), em partidas colaborativas ou no estilo “cada um por si”. Sabendo escolher os títulos certos e as temáticas adequadas, eles são a garantia de muito entretenimento, seja desacompanhado ou na companhia de familiares e amigos.