Já sabemos que a Sony conseguiu criar uma grande novela quando anunciou o fechamento das lojas online de PS3, PSP e PS Vita. Ainda que a empresa tenha voltado atrás na decisão de forma parcial, a loja do PS Vita não receberá mais novos conteúdos em breve. Apesar disso, um novo problema parece ter surgido e está afetando alguns jogadores.

O sistema de jogos gratuitos para assinantes da PS Plus foi inserido no PS3 e PS Vita e, com toda a questão do encerramento e volta dessas lojas online, esses títulos estão sendo afetados de alguma forma, com alguns usuários reportando que perderam total acesso aos jogos da assinatura para PS3 e PS Vita.

De acordo com relatos no Reddit e em outros locais, como no fórum do PSN Profiles, diversos jogadores que ainda usam os jogos já recebidos da PS Plus e que deixaram a assinatura expirar por alguns dias para depois renovar, disseram ter perdido total acesso em todos os jogos para essas plataformas.

Independente de retornar a assinatura, restaurar as licenças, baixar os jogos novamente ou qualquer outra solução, nada teve efeito para que os assinantes pudessem ter acesso aos jogos novamente. Ao que tudo indica, o problema afeta todos os títulos dessas plataformas e acontece caso sua assinatura não seja automaticamente renovada.

Em alguns casos, os usuários trocaram o e-mail de suas contas (ou seja, quando resgataram o jogo o e-mail era um, e o atual agora é outro) e existem teorias de que o bug também pode ser por conta disso – associado, é claro, com a PS Plus expirar e depois ser renovada. Mas até que se entenda exatamente o que está acontecendo, só temos especulações.

As primeiras reclamações sobre essa situação aconteceram em 17 de junho e, até o momento e de acordo com as respostas dos usuários, não tiveram uma solução. Há inclusive teorias de que seria algo intencional para as plataformas afetadas, mas não há ainda uma resposta oficial sobre o assunto.

Usuários afetados entraram em contato com o serviço de suporte da Sony sobre a questão, mas ainda não tiveram um retorno. Caso você ainda use os jogos da PS Plus nessas plataformas e queira continuar tendo acesso sem nenhuma dor de cabeça, cuidado com o vencimento da sua assinatura e garanta que ela não vença por agora, ou pelo menos até a Sony solucionar o possível problema.