Guerrilla Games explica como criou o jogo Ataque das Máquinas em Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Ao construir Horizon Forbidden West, um grande foco para a equipe da Guerrilla foi fazer o mundo parecer vivo e autêntico. Para criar a sensação de um mundo vivo, oferecemos mais maneiras do que nunca para o jogador interagir com ele. Isso significava ir além de apenas oferecer ação e aventura de tirar o fôlego, incluindo também momentos menores que concretizam a cultura das tribos que habitam o Oeste Proibido, adicionando uma camada extra de realismo.

Observe que este artigo contém alguns spoilers de Horizon Forbidden West.  

À medida que Aloy explora essa nova fronteira, ela descobre muitas coisas interessantes para fazer: Desafios Corpo a Corpo em assentamentos, Contratos, Postos Avançados e Acampamentos repletos de rebeldes, Caldeirões, Ruínas Antigas e, claro: Ataque das Máquinas.

Uma abordagem tática

Ataque das Máquinas é um jogo de tabuleiro baseado em peças que Aloy pode jogar contra personagens do Forbidden West. Neste jogo tático, os jogadores movem peças em miniatura que representam máquinas icônicas de Horizon ao redor do tabuleiro, ‘lutando’ umas contra as outras. Inventado pelo tenakth de espírito de batalha, o objetivo do Ataque das Máquinas é limpar o tabuleiro das máquinas do seu inimigo. Para reivindicar a vitória, o jogador deve não apenas segurar as peças mais fortes, mas também executar uma estratégia forte. E quanto mais a oeste você for, mais desafiadores serão seus oponentes.

Bart van Oosten, líder de design de mundo da Guerrilla, é um dos cérebros por trás deste minijogo que é novo para a sequência. “Começamos a prototipagem logo após o Frozen Wilds! Muitos RPGs de mundo aberto usam esses tipos de atividades para criar imersão no mundo, que sempre fala com um grupo de jogadores, então decidimos aprofundar o conceito a partir daí” .

“Inicialmente, eram apenas cubos aleatórios com regras aleatórias, mas queríamos incorporar estatísticas de máquinas individuais, o que significa que a placa tinha que ser escalável para acomodar essas ideias. Foi assim que chegamos ao sistema de ladrilhos. Cada peça tem um valor atribuído que influencia as estatísticas de qualquer peça de máquina que pousar nelas. Em seguida, criamos um protótipo de papel do jogo, que jogamos muito! Isso nos ajudou a descobrir o conjunto de regras e o raciocínio. Levamos quase um ano para finalizar todo o minijogo”.

“Retiramos o design para ser o mínimo possível. Isso manteve a visão geral do tabuleiro clara e permitiu que os jogadores criassem sua própria estratégia”, diz Bart. “A legibilidade era importante, então, com a direção de arte, tentamos de tudo, desde discos simples a designs ornamentados, e chegamos em algum lugar no meio: o jogo parece que foi feito – e jogado – pelos artesãos do Oeste Proibido”.

Autenticamente criado no Oeste Proibido  

A implementação do Ataque das Máquinas no próprio jogo foi um esforço colaborativo entre várias equipes, desde IA e Design Visual até Narrativa e UI. O artista conceitual Christian Auer fez parte da equipe que ajudou a definir o visual de Ataque das Máquinas. “Todas as peças tinham que parecer atraentes sem estar muito conectadas a nenhuma tribo em particular, já que este jogo é jogado por uma grande variedade de habitantes do Oeste Proibido – seja um Oseram funileiro ou um Tenakth endurecido pela batalha. Também queríamos que cada peça parecesse especial, como um colecionável, então eles tinham que carregar algum prestígio em seu design”.

“A escala das peças fez deste um desafio divertido para nós. Os componentes de metal em cada peça eram muito menores do que qualquer outra coisa que normalmente vemos em nossos adereços, então decidimos optar por detalhes mais simples que aprimorassem o design geral. O material de madeira começou muito mais áspero para mostrar os traços deixados pelas ferramentas artesanais que esculpiam cada peça. No entanto, mais tarde, decidimos que a aparência esculpida à mão distraía do design principal, então acabamos com um tratamento mais lixado. Isso transmitiu melhor nossos objetivos gerais para as peças” .

“Também introduzimos desgaste nas peças para que o gradiente da madeira não fosse tão monótono. Você pode ver isso em como as esculturas são mais claras em áreas com acúmulo de poeira e mais escuras na parte inferior, onde a madeira foi queimada ou encerada. Esses detalhes ajudam a estabelecer o artesanato autêntico que teria entrado em cada peça dos artesãos do Oeste Proibido”.

A curva de aprendizado 

Antes de Aloy entrar no Oeste Proibido, um dos primeiros assentamentos que ela explora é a cidade mineira dos Oseram. Dentro da animada cervejaria em seu centro, Aloy pode conhecer Salma, um Oseram amigável e otimista que está mais do que disposta a explicar as regras do jogo. “Um tutorial foi crucial para que as pessoas se interessassem pelo Ataque das Máquinas”, diz Bart. “Queríamos torná-lo o mais casual possível, como um amigo compartilhando seu último hobby com você tomando algumas bebidas. Nossa equipe de narrativa fez um trabalho incrível ao transmitir as informações de uma forma calorosa e compreensível”.

“Como em qualquer jogo de tabuleiro, ainda há muita informação, embora o básico seja bastante direto. Algumas pessoas podem não estar inclinadas a assistir a uma longa explicação, então dividimos os tutoriais em algumas partes. Os conceitos mais básicos são explicados antecipadamente, e o resto é aprendido durante a brincadeira, o glossário ou sessões de tutoriais adicionais – você pode até pressionar L3 durante o Machine Strike para ter acesso fácil a todas essas informações”.

Pronto para um desafio?  

Ataque das Máquinas é uma das muitas atividades que você pode encontrar no Oeste Proibido, mas é uma das quais Bart e Christian estão particularmente orgulhosos. “Foi ótimo ver as pessoas gostando do jogo”, diz Bart. “Estou muito feliz com o que conseguimos realizar e espero que muito mais pessoas gostem disso no futuro. Sabíamos que Ataque das Máquinas poderia não ser para todos, então tentamos tornar sua inclusão o mais discreta possível”.

“E se você está preso contra um determinado personagem, minha dica principal é sempre buscar a melhor posição para suas unidades, seja em terreno alto ou colocando suas peças fora do alcance. E não tenha medo de sobrecarregar. Como disse Salma: ‘muitas vezes, é a melhor maneira de virar o jogo a seu favor’”.

Christian concorda que foi ótimo ver a reação da nossa comunidade ao jogo. “Como artistas, tentar fazer algo parecer o mais crível possível, essa foi a melhor reação que poderíamos esperar. Estou feliz que os jogadores estejam gostando do jogo tanto quanto gostamos de fazê-lo!”.

Os muitos habitantes do Oeste Proibido estão ansiosos para testar as habilidades de Aloy – você está pronto para um desafio?