Ontem à noite, o grupo de preservação de videogames, The Hidden Palace, lançou mais de 700 versões de jogos do PS2 em forma de protótipos e demos (inclusive de edições da E3) em um enorme depósito que o grupo chamou de “Project Deluge” (Projeto Dilúvio).

O Hidden Palace fez uma transmissão na Twitch que durou mais de seis horas na noite de sábado. Durante essa transmissão, eles apresentaram uma série de compilações e demos do PS2 para vários jogos, incluindo Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, LEGO Star Wars The Video Game, Crazy Taxi e Final Fantasy X-2.

Algumas dessas primeiras compilações só foram vistas em feiras de negócios, como a E3, e foram criadas especificamente para a imprensa realizar previews. Tudo isso foi encontrado e salvo de ser vendido ou jogado fora por uma pessoa, que trabalhou com o The Hidden Palace e o Internet Archive para catalogar e fazer upload de todos esses arquivos de maneira adequada. No total, isso soma mais de 850 GBs de dados.

O Hidden Palace passou quase um ano vasculhando e salvando apenas protótipos não lançados e revisões não lançadas. Você pode ler mais detalhes essenciais sobre como a equipe conseguiu fazer isso em uma postagem de blog no site do grupo.

E, surpreendentemente, o Projeto Dilúvio não terminou. A equipe afirma ter muitos mais protótipos para explorar e planeja lançar mais em breve, mas não tem uma data mais específica.

Você pode ver a lista completa de arquivos das demos e protótipos de jogos de PS2 nesta página.