A Sony AI, a Polyphony Digital e a Sony Interactive Entertainment anunciaram o “Gran Turismo Sophy”, um “agente de inteligência artificial sobre-humano que pode competir competitivamente contra os principais pilotos humanos de Gran Turismo”.
Gran Turismo Sophy é um agente autônomo de inteligência artificial treinado utilizando uma nova plataforma de aprendizado de reforço profundo desenvolvida em colaboração entre a Sony AI, Polyphony Digital e Sony Interactive Entertainment.
Cada grupo contribuiu para o sucesso do projeto, reunindo experiência em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial fundamental, um simulador de corrida hiper-realista do mundo real e infraestrutura para treinamento de inteligência artificial em grande escala.
Gran Turismo Sophy foi treinado para dominar as seguintes habilidades de direção necessárias para competir com os melhores pilotos de nível de campeonato do mundo:
- Controle de carros de corrida – Compreensão profunda da dinâmica do carro, linhas de corrida e manobras de precisão para conquistar pistas desafiadoras.
- Táticas de corrida – Habilidades de tomada de decisão em frações de segundo em resposta a situações de corrida em rápida evolução. Gran Turismo Sophy mostrou domínio de táticas, incluindo passes de deslizamento, passes cruzados e até algumas manobras defensivas, como bloqueio.
- Etiqueta de Corrida – Essencial para o jogo limpo, o Gran Turismo Sophy teve que se adequar a regras de desportivismo altamente refinadas, mas especificadas de forma imprecisa, incluindo evitar colisões com falhas e respeitar as linhas de direção do oponente.
A Sony AI e seus parceiros criaram uma nova abordagem e plataforma de aprendizado de reforço profundo, pois nenhuma combinação existente de algoritmos e infraestrutura poderia resolver esse desafio. Dominar o complexo esporte da condução de carros de corrida no simulador de direção do Gran Turismo Sport representa um novo avanço na IA e, como tal, foi publicado hoje na Nature em um artigo intitulado ‘Ultracing Champion Gran Turismo Drivers with Deep Reinforcement Learning’.
Saiba mais sobre o assunto nos blogs da Sony AI, Sony Interactive Entertainment e Polyphony Digital.