O jogo gratuito Genshin Impact arrecadou 2 bilhões de dólares no Google Play e nas lojas de aplicativos da Apple em seu primeiro ano. Isso faz de Genshin Impact o terceiro jogo para celular de maior sucesso financeiro do mundo, sentado confortavelmente atrás de Honor of Kings e PUBG Mobile. Excluindo os números de vendas da China, Genshin Impact é o jogo para celular de maior receita do mundo.
Genshin Impact foi lançado globalmente em 28 de setembro de 2020. Na época do lançamento, havia quase 10 milhões de pré-registros e mais telespectadores na Twitch do que em Fortnite.
O jogo não mostra sinais de desaceleração. Genshin ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares seis meses após seu lançamento. Nenhum de seus concorrentes mais bem-sucedidos atingiu o limite tão rapidamente, de acordo com a empresa de análise Sensor Tower (via Kotaku). Em setembro deste ano, o título ganhou mais receita na primeira semana do que em agosto, em grande parte devido à popularidade da nova personagem Shogun Raiden. Normalmente, os jogadores gastam uma média de 12 milhões de dólares por dia na maioria dos lançamentos de personagens por tempo limitado – no caso de Shogun Raiden foi de 21 milhões.
A receita do jogo vem de microtransações que são convertidas em orações para receber itens e personagens. Até o momento, apenas duas personagens possuem skins pagas (Barbara e Jean).
Os US$ 2 bilhões analisados pela Sensor Tower não incluem as vendas de Genshin Impact no PC ou PlayStation. Portanto, a receita total é muito superior a US$ 2 bilhões.
A China ainda representa a maior parte da receita de Genshin Impact, com quase 29%. No mercado global, o Japão representa 24% do número total de vendas e os EUA vêm em terceiro, com 21%.