FromSoftware

O site GamesIndustry.biz publicou uma matéria baseado na entrevista com diversos funcionários e ex-funcionários da From Software sobre as horas extras nos períodos de produção de jogos (crunch) e também sobre os salários abaixo do mercado aplicados pela desenvolvedora.

Segundo relatos que aconteceram de 2012 a 2019 em um centro de empregos, queixas sobre crunch, horas extras com remuneração irregular e salários abaixo da média surgiram de forma frequente. Com isso, o GamesIndustry.biz entrevistou de forma anônima funcionários e ex-funcionários da From Software para entender o ambiente de trabalho na desenvolvedora.

Quanto às horas extras e crunch, parece acontecer dependendo do departamento. Alguns funcionários não executaram nenhuma hora extra, mas outros relataram ter que entrar bem cedo na empresa ou ficar até altas horas da noite durante fases avançadas da produção de um jogo ou bem próximo ao seu lançamento. Alguns disseram que tiveram que fazer horas extras por 2 a 3 meses seguidos.

Apesar de confirmarem abertamente que existe algum tipo de crunch de forma geral, algumas normas parecem ser usadas para reduzir isso. Funcionários não podem ficar no local após as 22h, com a maioria jamais passando das 21h. Horário de trabalho geral é flexível e a maioria segue um padrão das 11 ás 17h. De certa forma na questão dos horários, a From Software parece seguir as lei trabalhistas Japonesas.

Já a questão de pagamentos e salários colocam a desenvolvedora como uma das que pior pagam quando comparado ao mercado japonês em geral. A média salarial fica próximo a 25 mil dólares anuais, bem abaixo do que os 38 mil dólares anuais pagos aos funcionários da Atlus, por exemplo. Horas extras são pagas integralmente quando feitas até meia noite e, indo contra recomendações e padrão do mercado, após esse período apenas é pago 50% do valor total da hora extra.

Quando comparado com o custo de vida de Tokyo, a média salarial fica abaixo do indicado. A média salarial mensal da From Software é 1595 dólares, o que não chegaria a cobrir o custo de vida da maior parte dos locais em Tokyo, com um levantamento indicando próximo a 1500 dólares apenas para aluguel e mais 1000 dólares com demais necessidades.

Quando a Bandai Namco, publisher de boa parte dos jogos da From Software, anunciou esse ano que aumentaria os salários de todos seus funcionários em uma média de 360 dólares anuais, o mesmo não foi cogitado pela desenvolvedora.

Apesar de tudo, boa parte dos desenvolvedores relataram também estar felizes na empresa, com o ambiente de trabalho e com os produtos desenvolvidos. Outros até compararam com um dos jogos desenvolvidos lá, como Dark Souls, que superar períodos conturbados ou tarefas complicas dão a mesma sensação de recompensa que o jogo quando um chefe é derrotado.