Final Fantasy VII é, em sua maior parte, composto por cenários pré-renderizados. Ou seja, os personagens são modelos 3D, porém os cenários são uma imagem parada que foi desenhada pelos artistas da Square na década de 90.

Por conta disso, remasterizar Final Fantasy VII é uma tarefa bastante árdua. O aguardado remake de Final Fantasy VII trará gráficos totalmente refeitos em 3D, como é esperado. Ou seja, é um trabalho totalmente diferente.

Agora, utilizando o software A.I. Gigapixel, fãs estão criando uma versão remasterizada de Final Fantasy VII. Esse software, basicamente, recria imagens em alta definição. Ele faz uma série de cálculos e oferece uma imagem maior e mais nítida (algumas vezes até 400 vezes maior que a original), com resultados bastante impressionantes.

Infelizmente, os cálculos são gigantescos e demorados. Um único pixel pode exigir mais de 4 milhões de cálculos. Por conta disso, essa remasterização não virá tão cedo. Porém, é um trabalho feito por uma máquina, e não por um humano que precisaria desenhar todos os cenários à mão (e sem remuneração por isso).

O vídeo acima mostra alguns exemplos (veja a partir de 2:07) de cenários que foram remasterizados usando o software.