PS5

Apesar do PlayStation 5 ter um sistema de armazenamento muito rápido, graças ao SSD e ao novo chip de controle de transferência de arquivo, o espaço de 825GB já é preocupante para muitos.

Com jogos acima dos 100GB ficando comum, preencher o espaço disponível no console parece ser uma tarefa fácil e jogadores já procuram uma forma de expandir esse armazenamento. Entretanto, isso não será possível no lançamento do console.

Quando questionada pelo site The Verge, a Sony disse que “essa função está reservada para uma atualização futura” e que não será possível no dia do lançamento do console. Com isso, jogadores terão que se contentar com o espaço padrão do console e gerenciar seus jogos de acordo com isso.

Apesar de tudo, a questão sobre expansão de armazenamento do novo console já vem sendo especulada há algum tempo. O próprio Mark Cerny disse na apresentação “Road to PS5” que o sistema de armazenamento do console é muito além do que o mercado fornece hoje com os atuais SSDs M.2 e que precisaria que os fabricantes lançassem novos produtos já específicos para o PS5.

O The Verge questionou diversos fabricantes de SSD e praticamente nenhum conseguiu dizer se algum SSD atualmente no mercado atenderia ao PS5. Dois fabricantes inclusive revelaram que o sistema de testes da Sony para novos SSDs ainda não foi iniciado. Entretanto, vários se disseram otimistas em disponibilizar em breve os produtos compatíveis, como a Western Digital anunciou anteriormente.

Apesar de tudo, a Sony confirmou que o PS5 irá suportar armazenamento externo via USB, dando assim ao usuário a opção de usar um HD externo para armazenar os jogos de PS4, que não irão obrigatoriamente precisar da velocidade maior de um SSD.

Winz.io