Um ex-desenvolvedor da Insomniac Games chamado Xavier revelou em seu Twitter que Rivet, personagem destaque de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, quase teve seios e outras características femininas sensualizadas.
“Quando eu estava no último jogo Ratchet and Clank, houve uma discussão incrivelmente acalorada que aconteceu entre o diretor do jogo, o diretor de arte, o escritor principal, o diretor técnico do personagem principal e eu”, começa Xavier. “Era sobre Rivet, a protagonista feminina. A discussão – ou argumento, na verdade – era basicamente sobre se deveríamos fazer Rivet parecer mais estereotipadamente feminino. Ou seja, ela deveria ter quadris mais largos, seios visíveis (ou protuberâncias em seu traje) e outras características físicas que normalmente associamos a mulheres de desenho animado”, explica.
“O argumento basicamente se desfez assim: o diretor do jogo e o diretor de arte queriam que ela tivesse uma aparência visivelmente feminina estereotipada. O escritor principal, o diretor técnico do personagem principal, e eu queríamos mantê-la como está”, continua. Xavier então lista três pontos para explicar o seu lado: “1. Isso ia contra a mensagem do jogo, que é que qualquer um pode ser um herói, independentemente de sua aparência; 2. Você não precisa ser estereotipadamente feminina para ser mulher e 3. RIVET É UMA PORRA DE RAPOSA ESPACIAL ALIEN, ASSIM COMO RATCHET”.
Para terminar a discussão, Xavier diz o seguinte: “a discussão já durava cerca de meia hora antes de eu finalmente puxar um dos pôsteres emoldurados de Ratchet & Clank da parede, colocá-lo na frente de ambos os líderes e dizer a eles para olharem para a maldita coisa e me dizer o quanto Ratchet parecia um homem humano”. “A discussão enfraqueceu em grande parte depois desse ponto, com todas as partes saindo incrivelmente frustradas e eu deixando a empresa algumas semanas depois”, conclui.
Apesar da Insomniac Games não fazer crunch com seus funcionários, em junho de 2020 tivemos várias alegações de assédio sexual no ambiente de trabalho.
Você pode ler o relato todo da história na thread do Twitter abaixo ou neste link.
Something for my fellow men in gamedev, especially those just now entering the industry:
There are a lot of things you may run into that aren't directly harmful to people in the same way as sexual harassment, but they still contribute to hostile environments and harm.
— Xavier (@xavierck3d) July 22, 2021