Após mais de 8 anos do título original, os fãs de Red Dead Redemption terão motivos para sorrisos intermináveis. Red Dead Redemption 2 está quase entre nós, prometendo trazer uma ambientação do Velho Oeste ainda mais fiel e com muita ação e diversão para todos.

A Rockstar Games tem um estilo peculiar para realizar o marketing de seus jogos, soltando informações a conta gotas após um anúncio bombástico e se mantendo quieta, para enfim abarrotar todos os interessados com tudo o que desejam. Fotos do jogo, vídeos, compilados de informações, eventos de testes antecipados para a imprensa e mais.

Red Dead Redemption 2

Pensando em todos os nossos leitores que estão quase infartando de ansiedade com a espera pelo jogo (incluindo o próprio que vos escreve), fizemos um especial com tudo o que sabemos do jogo até esse momento. Confira abaixo.

Anteriormente, em Red Dead Redemption…

 
Se você, por qualquer motivo que seja, não conseguiu jogar o primeiro RDR, pare o que está fazendo agora e dê um jeito de jogar. Brincadeiras a parte, o primeiro jogo, um sucessor espiritual de Red Dead Revolver, traz uma ambientação incrível de uma época conhecida como o fim do Velho Oeste, onde a lei e a ordem estavam acabando com os últimos foras da lei e colocando nos trilhos o trem do progresso, eventualmente desviado pelos vários bandidos existentes.

No jogo você encarna John Marston, ex-membro de uma gangue de bandidos, que deixou essa vida pra trás e foi viver pacificamente com sua família. Encontrado pela Justiça e vendo sua mulher e filho presos nas mãos dos federais, John é obrigado a caçar e eliminar seus, outrora, parceiros de crime e o líder da gangue, Dutch van der Linde.

A história do jogo é muito bem amarrada e traz uma boa carga emocional, principalmente pelo afeto de John com sua família. A aventura vai percorrer várias regiões distintas dos EUA e do México, com uma ambientação incrível e um mundo aberto absurdamente vivo para a época em que foi lançado.

 Ação em Red Dead Redemption 2

Caso tenha interesse, mesmo sendo antigo e com o visual já meio datado, ainda vale a pena jogar e conferir o que é um dos melhores jogos já feitos pela Rockstar Games e por toda a indústria de games. Confira mais sobre Red Dead Redemption na nossa análise feita na época do lançamento.

Red Dead Redemption 2, uma sequência direta?

 
Por muito tempo, a Rockstar ficou em silêncio sobre o título e uma possível sequência para o jogo. Não vou spoilar o final do primeiro Red Dead Redemption, mas era inviável uma sequência direta, principalmente por já estar em uma época que os foras da lei e essa vida de bandidagem estava praticamente no fim. Só restou aos fãs abraçar os próprios joelhos e esperar, apesar da quase certeza, um anúncio oficial por parte da companhia.

Muitos rumores e conversa fiada se passaram até que a Rockstar finalmente anunciou o jogo em 18 de outubro de 2016 com o trailer abaixo. Sem revelar muito sobre a história ou o período em que o jogo se passaria, o trailer mostra uma qualidade visual impressionante, com um ambiente bastante detalhado e com muito do que os fãs já esperavam.

A trama de Red Dead Redemption 2 só foi revelada quase um ano depois, apresentando Arthur Morgan como personagem principal e confirmando que o jogo se passava antes dos eventos do primeiro RDR.

Finalmente. Velho oeste, ai vamos nós!

 
Inicialmente, o lançamento do jogo estava programado para o outono americano de 2017. Entretanto, o jogo foi adiado e confirmado posteriormente com o lançamento para 26 de outubro de 2018. Lentamente, a Rockstar foi liberando informações e trailers sobre o jogo, vários bem próximos a janela de lançamento do mesmo.

Novas informações sobre a história e seus personagens foram sendo reveladas com o tempo, de forma oficial e através de rumores e vazamentos pela internet. Soubemos que Arthur faz parte da mesma gangue que John Marston e Dutch, personagens que retornarão no segundo jogo.

A história do jogo gira em torno de Arthur e seus companheiros tendo que fugir e se refugiar após um golpe ter dado errado. Tentando escapar a todo custo dos federais, a união dos membros da gangue é colocada a prova e Arthur será um dos responsáveis por manter os laços dessa família ainda unidos e sobreviver, através de outros golpes e atividades.

Gráfico de Red Dead Redemption 2

A cada nova imagem era possível ver a dedicação da Rockstar com os detalhes visuais do jogo, seja nos personagens ou nas regiões do mundo do jogo.

Ambientação primorosa

 
Se já não bastasse o cuidado com a ambientação de Velho Oeste no primeiro Red Dead Redemption, a Rockstar mostra que isso vai além de qualquer expectativa para a sequência.

Começando pelo próprio mapa do jogo, Red Dead Redemption 2 possivelmente incluirá todas as regiões disponíveis no primeiro jogo e irá expandir ainda mais, criando uma área gigante a ser explorada. Fauna, flora, cidades e vilas terão detalhes diversos, criando um dos mundos mais vivos já feitos.

Cidades estarão disponíveis em diversas localidades, sejam próximas a pântanos, entremeadas em florestas ou nas geladas montanhas americanas. A criação de cada uma foi de forma especial, sendo completamente adequada a sua localização, com lojas e personagens característicos.

Red Dead Redemption 2 Imagem

Fauna e flora serão ainda maiores do que visto anteriormente. Mais de 200 espécies de animais estarão presentes no jogo, em biomas específicos para cada tipo e raça. Haverá 19 raças de cavalos disponíveis, entre eles estão mustangues, árabes e húngaros, e um deles poderá ser seu fiel companheiro de aventura.

Vestimentas e adornos serão o mais fiel possível no jogo, desde casacos, chapéus, selas, coldres e armas. Falando no armamento, a Rockstar quer garantir que essa parte será extremamente detalhada e profunda, com mais de 50 armas únicas pelo jogo e com possibilidade de customização de cada uma delas. Junto a isso, o funcionamento das armas dependerá do manuseio, manutenção das armas e coldres e até do tipo de munição que será utilizado.

Cavalos Red Dead Redemption 2

Atividades e muito mais

 
Assim como no primeiro jogo, a campanha principal deve ditar o ritmo do jogo, junto com missões secundárias e outras atividades a se fazer. Uma narrativa forte e concisa é o esperado de RDR2, suportado com missões secundárias de excelente qualidade, como no título anterior.

Além disso, a Rockstar pode trazer muito do sucesso de GTAV para o jogo. Os Heist vão ser implementados como os golpes da gangue de Arthur, seja como assaltos a bancos, ataques a outras gangues e, lógico, roubo de trens. Espere ver no jogo tudo o que você já viu em qualquer história e filme de Velho Oeste (A Trilogia do Dólar, de Sergio Leone, é mais do que recomendada para entrar no clima e se preparar para o jogo)

Detalhes em Red Dead Redemption 2

Lógico que várias atividades secundárias estarão disponíveis no mundo aberto de RDR2. Mini games provavelmente retornarão, como jogos de cartas, desafios de facas e quedas de braço.

Atividades de caça e pesca serão muito mais aprofundadas, já que os recursos coletados serão cruciais na sobrevivência da gangue de Arthur e na aquisição de outros recursos e dinheiro. A forma de como caçar vai valorizar a mercadoria coletada. Uma morte limpa, por flecha ou faca, garante que a pela do animal caçado seja a mais valiosa possível. Já o uso de armas de fogo vai desvalorizar qualquer carcaça e pele coletada.

Se a imensidão de conteúdo single player não for suficiente, um modo online para RDR2 estará disponível posteriormente em novembro, com uma beta agendada para o mesmo mês. É esperado que essa parte online utilize das mesmas inspirações de GTA Online, produto de enorme sucesso para a Rockstar, mas totalmente adaptada ao universo de RDR, seu histórico já com componentes online e com várias melhorias. Com um ambiente de free roam para até 32 jogadores, atividades contra outros jogadores e inimigos controlados pela IA estarão disponíveis ao monte, criando uma experiência robusta e profunda para todos os jogadores.

Jogabilidade flexível e eficiente

 
Em Red Dead Redemption, a jogabilidade do título era extremamente agradável e possuía poucos defeitos, como um andar estranho quando mais lento, alguns deslizes para pular objetos e a falta de habilidade de John Marston na água. 8 anos é tempo suficiente para ajustar todas as arestas e criar uma experiência ainda melhor, seja pro tiroteio, interações com o cenário e com outros personagens.

Seguindo a tendência criada em GTAV, em RDR2 agora é possível jogar todo o jogo em primeira ou terceira pessoa, dependendo da escolha do jogador. Essa mudança deve agradar a todos, já que é uma escolha e não obrigação jogar do modo que for mais conveniente.

Red Dead Redemption 2

Atirar, correr, cavalgar, andar em carroças ou trens e até nadar (sim, Aleluia!). Tudo estará a disposição do jogador para usar e abusar da melhor maneira possível. Os duelos e tiroteios serão frequentes no jogo e a desenvolvedora quer garantir que tudo seja realizado da melhor maneira possível. O sistema de Dead Eye estará de volta e agora melhor desenvolvido. Com essa habilidade melhorada, será possível destacar e atirar especificamente em órgãos vitais do inimigo, como coração, pulmões e… bem, testículos.

Atenção aos detalhes é algo que não se pode queixar em RDR2. Apenas para o jogo, foram criadas mais de 300 mil animações, com vários modelos sendo capturados para uso ingame. A interação de Arthur com outros personagens vai desde ameaças, insultos, chantagem e até uso da força bruta. Os próprios NPCs terão memória, lembrando-se de atitudes de Arthur. Brigue em um saloon e o proprietário não irá aceitar mais o protagonista lá. Mate um personagem e sua família pode ir atrás de vingança. Tudo foi feito pra ser o mais natural e realista possível.

Jogar dinheiro na tela não funciona… Onde, quando e como jogar RDR2?

 
Com uma campanha que deve ser algo próximo de 65 horas, haverá muito para se fazer. Se perder no mundo de RDR2 não será nenhuma surpresa, ainda mais com várias opções de como jogar e com os belíssimos visuais que o título já mostrou. Espere ainda uma trilha sonora de qualidade, assim como em RDR, com as excepcionais trilhas Deadman’s Gun e Far Away.

As tradicionais versões básicas do jogo estarão disponíveis tanto digital quanto em mídia física, com dois discos obrigatórios para jogar, para o PlayStation 4. Paralelo a isso, haverá as seguintes versões: Especial (digital e física), Definitiva (digital e física com Steelbook) e até uma edição de colecionador.

Red Dead Redemption 2

Para os jogadores que possuem o PS4 PRO, RDR2 rodará a 4K no poderoso console da Sony. Não tem um PS4 ou quer um PS4 PRO? Haverá um excelente bundle com o jogo a partir do dia 26 de outubro de 2018. Independente da forma como for adquirir Red Dead Redemption 2, prepare o espaço em disco. O jogo pode precisar de até 150GB de espaço no seu HD.

Vale lembrar que todo conteúdo pós-lançamento para RDR2 chegará primeiro ao console da Sony e a capa do jogo já pode ser vista aqui. Red Dead Redemption 2 será lançado em 26 de outubro de 2018.

Esteja pronto cowboy, Red Dead Redemption 2 já está quase entre nós. Amarre essas esporas, monte seu alazão e vá atrás daquele chapéu que o vento levou, porque logo ali perto, uma locomotiva carregada de ouro implora pra ser saqueada.