Depois da desmontagem e revelação da estrutura do PS5, algo que chamou atenção foi seu enorme sistema de refrigeração, contendo dissipadores e uma ventoinha de tamanho considerável, além, claro, do novo sistema de dissipação de calor através de metal líquido.
Aprofundando mais nesse assunto, em entrevista ao site Xtech Nikkei no Japão, Otori Yasuhiro, líder de desenvolvimento térmico e mecânico do PS5, comentou mais sobre as decisões de projetar o PS5 da forma como foi mostrado.
Há uma grande ênfase em como já haviam decidido usar metal líquido desde o princípio para o sistema de refrigeração. Como o PS5 possui um chip menor, com mais conteúdo e trabalhando sempre em velocidades bastante altas, um novo tipo de tecnologia para dissipação de calor precisou ser usado, mesmo que isso fosse mais caro a princípio.
Quando metal líquido foi escolhido, que elevaria o custo de produção dos consoles, foi feito um estudo em como isso se compararia ao usar a tradicional pasta térmica. Com o primeiro, foi possível desenvolver um sistema de dissipação envolvendo apenas cobre e alumínio, além de uma ventoinha mais larga. Utilizando pasta térmica, para dissipar a quantidade de calor necessária, o sistema de refrigeração teria que ser ainda maior, talvez envolvendo o uso de vapor chamber, e provavelmente acarretaria num console ainda maior.
No fim, mesmo com o custo inicial do uso de metal líquido mais caro inicialmente, com os resultados obtidos e o produto final montado, acabou sendo mais barato do que todo um sistema baseado apenas em pasta térmica. Além disso, a estrutura de dissipação de calor foi planejada para que dutos de cobre se entrelaçassem de melhor maneira, sendo mais efetivo assim e evitando até o uso de 2 ventoinhas no sistema.
Algo que também chama atenção é o design da evasão de ar do console. Assim como no PS3 e PS4, a ventoinha do PS5 é de formato centrífugo, ou seja, libera ar lateralmente em um ângulo de 360º. Com o design tendo sido feito idealizando a dissipação do ar quente, o console agora consegue liberar o calor em várias direções ao mesmo tempo.
Concluindo, Otori Yasuhiro disse que a intenção com todo o design térmico do console é deixar ele mais frio e mais silencioso. Quando questionado o quão silencioso o console pode ser, ele responde dizendo que é muito mais silencioso que o PS4.