A Embracer Group anunciou a aquisição da Bitwave Games, Gioteck, Limited Run Games, Middle-earth Enterprises, Singtrix, Tatsujin, Tripwire Interactive e Tuxedo Labs, além de estabelecer um novo grupo operacional chamado Embracer Freemode.
Em 2021 e 2022, a Embracer Group adquiriu o lado ocidental da Square Enix, Perfect World Entertainment, 3D Realms, Gearbox e muito mais.
Embracer Freemode
O grupo operacional recém-formado concentra-se em seis segmentos de mercado de negócios amplos e diversos, incluindo: jogos e entretenimento retrô / clássico / tradicional, desenvolvimento e produção de jogos, dispositivos, equipamentos e colecionáveis, comunidade e comércio eletrônico, incubação de novas ideias e tecnologias e serviços de produção.
1. Bitwave Games
Com o apoio do Freemode, o Bitwave pode expandir a equipe interna de desenvolvimento e construir uma equipe de publicação. A Bitwave trará os jogos de tiro altamente conceituados da Toaplan para o PC e publicará o clássico jogo de plataformas Gimmick do Nintendo Entertainment System / Famicom nos consoles modernos no Ocidente.
2. Gioteck
Uma das principais marcas de acessórios para jogos da Europa. A Gioteck tem uma rica herança que abrange duas décadas.
3. Limited Run Games
O Embracer Group, por meio de sua subsidiária Freemode, celebrou um acordo para adquirir a Limited Run Games de seus fundadores Josh Fairhurst e Douglas Bogart. A Limited Run é uma editora líder global focada em colecionadores de videogames físicos.
A Limited Run operará como uma subsidiária independente com Josh Fairhurst (CEO) e Douglas Bogart (COO) continuando a liderar a empresa sob o recém-formado grupo operativo Embracer Freemode. O modelo de negócios do Carbon Engine e da Limited Run se alinha com a herança da área de foco no Freemode, valorizando os jogos retrô e a oportunidade de conduzir os jogos clássicos para o futuro e preservar o legado.
4. Middle-earth Enterprises
O Embracer Group, por meio de sua subsidiária Freemode, celebrou um acordo para adquirir a Middle-earth Enterprises, uma divisão da The Saul Zaentz Company, que possui um vasto catálogo de propriedade intelectual e direitos mundiais de filmes, videogames, jogos de tabuleiro, merchandising, parques temáticos e produções teatrais relacionadas às icônicas obras literárias de fantasia, trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, bem como direitos correspondentes em outras obras literárias relacionadas à Terra-média autorizadas pelo Tolkien Estate e HarperCollins, que ainda precisam ser exploradas.
Basicamente, jogos, séries e filmes baseados na obra de Tolkien serão propriedade da Embracer Group.
Middle-earth Enterprises fará parte do recém-fundado grupo operativo Embracer Freemode. A empresa continuará a operar independentemente sob a equipe de liderança existente da Middle-earth Enterprises, trabalhando em estreita colaboração com a gerência da Embracer Freemode e outros grupos operacionais da Embracer.
5. Singtrix
A Embracer Group AB, por meio de sua subsidiária integral Freemode, celebrou um acordo para adquirir a Singtrix de seus fundadores. Por meio da aquisição, a Freemode recebe uma equipe altamente inovadora de cinco pessoas e sua extensa rede que fortalecerá o desenvolvimento de jogos da Freemode e apresentará novas oportunidades para produtos de jogos de música e áudio.
6. Tatsujin
Primeiro estúdio da Embracer localizado no Japão. Tatsujin é liderado por Masahiro Yuge, um dos fundadores do icônico estúdio de jogos de arcade Toaplan, conhecido por jogos como Truxton, Snow Bros e Flying Shark.
Saber Interactive
Através da Saber Interactive, que a Embracer Group é dona, mais duas aquisições ocorreram. A Saber será 100% dona de cada uma das desenvolvedoras a seguir.
1. Tuxedo Labs
A Tuxedo Labs é mais conhecida por criar o jogo de PC de destruição baseado em voxel, Teardown. A Embracer adiciona Dennis Gustafsson, fundador e CTO da Tuxedo Labs, que é um visionário altamente técnico com especialização em física, e sua equipe de cinco pessoas.
Dentro do Grupo Embracer, a Tuxedo Labs operará como uma subsidiária do grupo operacional Saber.
2. Tripwire Interactive
A Tripwire Interactive é bem conhecida pelas séries Killing Floor, Rising Storm e seu recente best-seller Maneater, bem como sua divisão editorial Tripwire Presents.
O cofundador e CEO Alan Wilson permanecerá em seu cargo e continuará a administrar a Tripwire junto com Bill Munk, cofundador e designer-chefe de combate, e David Hensley, diretor de design. O cofundador John Gibson buscará oportunidades fora da Tripwire.
A aquisição adiciona um grupo de desenvolvimento extremamente experiente com sua coleção de quatro franquias fortes: Maneater, Killing Floor, Rising Storm e Red Orchestra. O grupo tem um título AAA excitante em produção, bem como uma divisão de publicação em rápido crescimento.