Elite Dangerous está atualmente em crise e a desenvolvedora Frontier Developments está tomando medidas para colocar a situação sob controle. A atualização recente de Odyssey no PC causou problemas, levando a quedas no framerate, geração de planetas com erros e outros problemas. Consertar Odyssey mudou a linha do tempo de outras atualizações de Elite Dangerous.
Os jogadores de console terão que esperar para colocar as mãos em Odyssey enquanto a Frontier Developments corrige a versão para PC. A atualização de Odyssey foi um empreendimento gigantesco, dezenas de milhares de novos lugares para ir e a capacidade de explorar mundos a pé. Foi originalmente planejado para chegar aos consoles na primavera brasileira de 2021, mas agora não há uma nova data de lançamento ainda.
David Braben, o CEO e fundador da Frontier, explicou a decisão do estúdio em uma postagem completa nos fóruns oficiais do jogo. Ele escreveu:
Em última análise, acreditamos que é correto concentrar nossos esforços na experiência principal do Elite Dangerous Odyssey para as plataformas que lançamos, antes de nos abrirmos para mais. Sabemos que o trabalho que fazemos para melhorar as experiências dos jogadores de Elite Dangerous Odyssey no PC irá beneficiar outras plataformas no futuro, mas as datas e detalhes das plataformas de console vão mudar. Não queremos nos apressar em confirmar quaisquer datas ou mudanças que isso tenha no lançamento de console, já que devemos permanecer totalmente focados na experiência principal do Elite. Somente quando sentirmos que a base do lançamento para PC é sólida, seremos capazes de refazer nosso roteiro de console.