Electronic Arts faz diversas mudanças nas equipes de Battlefield; universo da série anunciado

Battlefield

A Electronic Arts está fazendo grandes mudanças em sua estrutura de desenvolvimento à medida que se concentra no crescimento e na expansão da série Battlefield, seguindo o que foi um lançamento desafiador para Battlefield 2042.

Talvez a maior mudança anunciada hoje seja a EA anunciando formalmente a criação de um universo de Battlefield que aparentemente abrangerá vários jogos e ofertas, que serão desenvolvidos por diferentes estúdios na América do Norte e na Europa.

Além disso, o gerente geral da DICE, Oskar Gabrielson, está deixando a empresa para buscar um novo empreendimento fora da EA. A mudança também inclui Vince Zampella da Respawn assumindo um papel maior como o novo chefe geral da franquia Battlefield, enquanto o designer de Halo, Marcus Lehto, está construindo uma nova equipe de desenvolvimento em Seattle focada em injetar mais narrativa no universo Battlefield. Ripple Effect, o desenvolvedor do modo Portal de Battlefield 2042, está desenvolvendo uma nova experiência no universo de Battlefield 2042.

Em um futuro imediato, a EA disse ao site GameSpot que a DICE, Ripple Effect e o novo estúdio de Lehto em Seattle trabalharão juntos para expandir e melhorar o Battlefield 2042. Os outros jogos e experiências de Battlefield em andamento devem servir como extensões, até certo ponto, do novo universo Battlefield que a EA está tentando criar. Não há especificações disponíveis sobre os novos jogos e experiências que a EA pretende criar ou quando eles serão lançados, ainda.

Byron Beede, o veterano de longa data de Call of Duty que a EA contratou no início deste ano para desenvolver a série Battlefield como o responsável pela estratégia de longo prazo e decisões de negócios, disse que Lehto e sua equipe em Seattle vão expandir a narrativa de Battlefield 2042 em uma “variedade de experiências”.

“Enquanto ele e sua equipe na área de Seattle estão apenas começando a construir o mundo do Battlefield de amanhã, seu trabalho moldará as temporadas posteriores de 2042 e além”, disse Beede. “Este novo estúdio atuará como o impulsionador da narrativa em estreita colaboração com a DICE e a Ripple Effect Studios para ajudar a construir ótimas experiências de jogador no universo Battlefield“.

A nova posição de Zampella está no topo de suas responsabilidades gerenciais existentes na Respawn, que inclui a supervisão dos esforços contínuos para Apex Legends e outros projetos não anunciados do estúdio, um dos quais supostamente é uma sequência de Star Wars Jedi: Fallen Order.

O CEO da EA, Andrew Wilson, disse que a empresa pode eventualmente desenvolver um jogo Battlefield free-to-play e, embora Zampella não tenha confirmado isso, ele disse que a empresa está “explorando todas as possibilidades”, já que pretende expandir Battlefield para ajudá-la a alcançar seu potencial total.

Nem todos permanecerão nessa transição, no entanto, já que Gabrielson, o atual gerente da DICE, está deixando a empresa no final do ano. Em um comunicado, Gabrielson disse que deixar a DICE e a EA foi uma das decisões mais difíceis que ele teve de tomar na vida.

Rebecka Coutaz, a ex-diretora do estúdio da Ubisoft Annecy, está assumindo o lugar de Gabrielson como gerente geral da DICE daqui para frente.

E em termos do novo papel de Coutaz como GM da DICE, o resto de sua equipe administrativa inclui o seguinte:

  • Lars Gustavsson, diretor de criação
  • Daniel Berlin, designer de jogos
  • Andreas Morell, produtor
  • Conor Lenihan, chefe de tecnologia
  • Roger Collum, desenvolvimento de estúdio
  • Ryan McArthur, produtor
  • Elisabet Gretarsdottir, chefe de estratégia e Biz Dev
  • Calle Wahlfors, chefe de operações de estúdio

O que tudo isso significa para a EA, DICE e Battlefield ainda está para ser visto.