Diretor de WiLD diz que a forma como a Ubisoft lidou com o jogo foi um “verdadeiro escândalo”

WiLD

O designer Michel Ancel, mais conhecido por ser o criador de Rayman Beyond Good & Evil, disse que a forma como o seu jogo Wild foi gerido pela Ubisoft foi um “verdadeiro escândalo”.

Wild era um jogo de sobrevivência exclusivo para PS4 anunciado em 2014 que seria publicado pela Sony Interactive Entertainment (atual PlayStation Studios) em parceria com o recém-formado estúdio independente formado pelo Ancel, o Wild Sheep Studio.

Entretanto, após a saída de Ancel da indústria em 2020, o futuro do jogo seguia nebuloso, com o jornalista Jeff Grubb dizendo no ano seguinte que ele havia sido cancelado. Agora, Ancel explicou o que aconteceu com Wild durante uma entrevista ao Superpouvior, culpando a Ubisoft sobre a forma como eles assumiram o projeto e então “literalmente o destruiu”.

Wild teve um destino infeliz”, Ancel disse ao site  Superpouvoir (via VGC). “Em 2018, nós tínhamos uma versão jogável bem legal, mas nós demoramos muito para melhorar o jogo para PS5, o que desacelerou a produção. Do lado da Sony, haviam várias mudanças grandes na gestão e o jogo foi suspenso”.

“A Ubisoft então se ofereceu para assumí-lo e logo depois a Sony decidiu pegá-lo de volta, até oferecendo dobrar o nosso orçamento. Infelizmente, os contratos com a Ubisoft já estavam bem avançados e nós recusamos a oferta da Sony, o que foi uma pena”.

Ancel diz então que os problemas reais começaram quando o jogo foi transferido para a Ubisoft Paris e por Tommy François, que acabou deixando a empresa pouco depois sendo acusado de assédio sexual.

“Foi durante esse período que eu me cansei e, infelizmente, o jogo caiu nas mãos do departamento editorial da Ubisoft em Paris, o qual por si só estava em caos”, Ancel explicou.

“Eu não estava mais lá para defender o jogo, o qual foi literalmente destruído por pessoas nesse departamento que estavam pedindo por todo tipo de mudança sem ter jogado o jogo. Um verdadeiro escândalo. Depois de dois anos vagando, o jogo foi abandonado sob o pretexto que ele não mais correspondia ao jogo inicial.

“É importante entender que, à época, o departamento editorial estava no meio de uma explosão depois das questões itnernas ao redor de Tommy François, quem, incidentalmente, estava responsável por Wild.”

Ancel disse que ele ficaria “muito feliz” de compartilhar os vídeos das demos jogáveis de Wild Beyond Good & Evil 2 de 2018, ambos os quais ele descreve como “mais do que promissoras.”

Em outro ponto da entrevista, Ancel disse que ele deixou a indústria por causa dos problemas no desenvolvimento de Beyond Good & Evil 2 Wild que o fizeram sofrer com burnout.

“Em perspectiva, eu acho que nós podemos falar sobre um verdadeiro burnout que aconteceu no final de 2019”, ele revelou. “Nesse ponto, meus dois projetos principais estavam se perdendo por várias razões. Eu deveria ter dado uma pausa há muito tempo, mas ao invés disso eu continuei trabalhando ainda mais duro.

“No começo de 2020, eu decidi parar tudo, especialmente quando a minha vida familiar começou a ser seriamente afetada pelo meu burnout. Eu tinha gerenciado mal a minha energia e não tinha mais força para continuar com videogames.”