O ex-diretor do Sony Bend Studio, Jeff Ross, confirmou o relato de Jason Schreier sobre uma proposta de Days Gone 2, revelando que havia planos para que a sequência apresentasse um universo compartilhado e jogo cooperativo (via VGC e PlayStation LifeStyle).
Em uma transmissão com o criador de God of War, David Jaffe, Ross fez comentários reservados sobre o relatório de Schreier. No entanto, ele deixou claro que sua saída do Bend Studio não teve nada a ver com a rejeição do projeto. Ross confirmou ainda que o Bend Studio foi, em um ponto, designado para ajudar a Naughty Dog.
“Para jogos em que você tem que vender quatro ou cinco milhões de cópias apenas para cobrir os gastos… é preciso haver confiança no retorno, porque a Sony não tem o dinheiro que a Microsoft tem e eles têm que usá-lo de forma muito inteligente e precisa manter o foco em um portfólio diversificado.
Days Gone vendeu mais cópias do que todos os jogos que o estúdio já fez juntos. Portanto, é bem-sucedido dessa forma, na resposta da comunidade e do jogador. Mas os críticos… sim, essa foi a Praia da Normandia. Foi um banho de sangue”.
De acordo com Ross, os desenvolvedores de Days Gone queriam um jogo cooperativo desde o início, mas “obviamente você tem que fazer concessões pelo que não será capaz de fazer”. “Teria sido um modo secundário se tivéssemos feito no primeiro, ou mesmo em outro”, acrescentou. “Eu não teria complicado a narrativa principal… porque é nisso que realmente somos bons.”
“Então [seria] com caras como Deacon tentando sobreviver, construindo um clube ou uma equipe. Acho que seria divertido estar naquele mundo cooperativamente e ver como poderiam ser as batalhas de hordas”, diz Ross.
Ross agora trabalha para o estúdio de Mortal Kombat, a NetherRealm Studios. Ele deixou o Bend Studio em dezembro de 2020.